[Curiosidades] O elenco de História Sem Fim ontem e hoje

0

rothko-the-neverending-story-movie-675637O filme História Sem Fim adaptação homônima do livro do Michael Ende foi um marco na vida de muitos leitores que nasceram na década de 80. Mesmo que naquela época poucos soubessem que se tratava de uma adaptação literária o simples fato imaginar-se lendo um livro do qual você poderia em breve se tornar o protagonista acabou por permear o imaginário de muitos pequenos leitores.

Mas agora que estamos crescidos, o que aconteceu com os atores de um filme tão marcante? Preparem-se para destruir suas infâncias (ou não!):

Barret Oliver – Bastian Bux

bastian - completo

Ontem: Oliver estreou em História sem Fim no papel do protagonista Bastian que ao ler um misterioso livro que roubara duma livraria acaba por se envolver na história que está lendo. Em seguida, atuou em filmes como D.a.r.y.l.Cocoon e Cocoon: o Retorno. Seu último trabalho, foi em um seriado de 1988 do John Ritter chamado Hooperman.

Hoje: Deixou de atuar e passou a integrar a igreja Cientologia. Casou-se com uma cientologista com 19 anos da qual separaria anos mais tarde. Estuda a fotografia e materiais do cinema do século 19. Em 2007, publicou um livro chamado The History of the Woodbury.

Noah Hathaway – Atreyo

atreyo - completoOntem: Antes de encarnar o papel de Atreyu, Hathaway, atuou interpretando Boxey, no antigo seriado Battlestar Galactica. Mas foi sua participação em História sem Fim que lhe deu o status de galã teen dos anos 80. Ainda atuou no filme Troll.

Hoje: Deu uma pausa na sua carreira como ator só retornamdo em 2012 em filmes B como Sushi Girl e Mondo Holocausto. Hathaway é perito em motocicletas e artes marciais, sendo faixa preta em Tang Soo Do e Shotokan Karate.

Tami Stronach – A imperatriz criança

imperatriz - completoOntem: a atriz que encarnou a Imperatriz criança a qual precisava que Bastian lhe desse um nome para evitar a morte de toda a Fantasia teve neste seu único papel. Sua carreira foi encerrada precocemente à pedido dos seus pais que temiam que ela viesse a si tornar uma garota problemática, como acontecia com outras atrizes miris na época.

Hoje: Além de atuar, Tami (que possui descendência israelense) também era dançarina e quando adulta passou a integrar o grupo de dança israelense Neta Dance Company com sede nos EUA, onde está até hoje.

Alan Oppenheimer – vozes de Falkor, Gmork, Rockbiter e Narrador

Alan-Oppenheimer-Talent-for-ConsOntem: Dono de uma das principais vozes do filme História sem Fim, Oppebheimer, dublou o dragão Falkor, o lobo e arauto do Nada, Gmork, e o Rockbiter, o gigante de pedra, além de ser também o narrador da história. Teve pequenas participações em filmes como Heroes Hogan, Get Smart e uma parte recorrente em A Família de Mama.

Hoje: Ainda empresta sua poderosa voz a animações e videogames. Trabalhou em God of War 2 e Fallout: Brotherhood of Steel. Foi o dublador do mordomo de Bruce Wayne, Alfred Pennyworth em Superman e Batman: Inimigos Públicos.

Deep Roy – Teeny Weeny

Deep-Roy-Albert-L-OrtegaOntem: Nascido no Quênia, o ator inglês e marionetista, Deep Roy fez aparições em filmes como A Pantera Cor de Rosa Ataca NovamenteThe Dark Cristal e em um episódio da série clássica Doctor Who, antes de conseguir o papel como Teeny Weeny, o mensageiro que monta um caracol de corrida.

Hoje: Roy continua a desfrutar de uma carreira de sucesso tendo aparecido em filmes como A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), no papel dos Lupa Lupa e Peixe Grande além de atuar como o alienígena Keenser ajudante de Scotty em Star Trek e Star Trek – Além da Escuridão.

Moses Gunn – Cairon

Moses-Gunn-Homicide-Life-on-the-StreetOntem: Moses Gunn encarnou Cairon, o servo da Imperatriz que envia Atreyo para sua missão de destruir o Nada e salvar Fantasia. Gunn teve um currículo longo e variado, incluindo papéis em Shaft, Rollerball e Roots.

Hoje: Ela ainda atuou em The Cosby Show, Little House on the Prairie e Homicide: Life on the Street, para citar alguns filmes. Infelizmente, faleceu 1993, aos 64 anos devido a complicações de asma.

Gerald McRaney – Mr. Bux

Gerald-McRaney-Tibrina-HobsonOntem: No papel do pai de Bastian, um viúvo, alcoólatra, que não percebe o que está acontecendo com o filho, McRaney era conhecido por seus papéis para tv como em Designing Women, Major Dad e Rick Simon de Simon e Simon.

Hoje: McRaney continua a fazer sucesso para televisão aparecendo em dois episódios de The West Wing, e em papéis principais como em Jericho e na terceira temporada de Deadwood. Recentemente, ele estrelou a série original Netflix House of Cards, produzido por David Fincher.

Patricia Hayes – Urgl

Urgl - completoOntem: Destacou-se em muitos programas de rádio e televisão, mas foi no cinema que ganhou destaque no papel de Urgl, a esposa ranzinza do cientista Engywook. Ainda atou em Um peixe chamada Wanda e Willow – na terra da magia.

Hoje: Faleceu em 1998, mas apareceu postumamente em Crime e Castigo (2002).

Sydney Bromley – Engywook

engywookOntem: Ator inglês, atuou em mais de 70 filmes e programas de televisão. Fez suas primeiras aparições no Teatro ao Ar Livre de Londres, antes de encarnar Engwook, o cientista obcecado pelo Oráculo do Sul. No cinema sempre fez papéis menores. Ainda atuou em Um lobisomem americano em Londres e Piratas (1986).

Hoje: Faleceu em 1987, três anos depois da estreia de História sem Fim.

  • Trailer do filme: