Continuação? Fique sabendo quais continuações deram certo (ou não!)

0

clube-da-luta-destaqueDepois que Chuck Palahniuk anunciou a continuação de Clube da Luta em forma de graphic novel para 2015, Neil Gaiman divulgou que Deuses Americanos terá um segunda volume e J. K. Rowling retomará a saga de Harry Potter fica uma pergunta: quando uma continuação é necessária? Vemos que nem sempre os livros de grande sucesso necessitam de uma continuação ou será que necessitam?

Quais foram aquelas obras que estouraram com seu lançamento e que tiveram uma parte 2 e obtiveram sucesso? Ou que a parte dois se tornou um grande elefante branco?

1º O Código Da Vinci

o_codigo_da_vinci1Mesmo sendo considerações por muitos desavisados o 1º livro de Dan Brown, O Código Da Vinci que veio logo após o lançamento de Anjos e Demônios e consagrou Dan Brown no mundo dos trillers de suspense/aventura/espionagem/mistério. Mesmo não sendo um livro tão frenético quanto seu antecedente, O Código Da Vinci apresenta argumentos consistentes, apesar de mexer com questões mais polêmicas suas teorias são embasadas o que fazem do livro uma leitura recomendadíssima.

2º O menino do dedo verde

o-menino-do-dedo-verdeNão foi escrito pelo Saint Exúpery, porém é considerado por muitos como O Pequeno Príncipe 2. Quando li o livro – em 5 horas – percebi por que todos faziam esta comparação: além do personagem principal ser extremamente carismático e singelo é possível perceber como a história é construída com um toque de emoção feita para encantar adultos e crianças.

3º Filhos do Éden – Anjos da Morte

Anjos_MorteFui à noite de autógrafos de Eduardo Spohr e mesmo ainda não tendo lido o novo livro do nosso autor mais nerd do Brasil, já o considero um sucesso, pois enquanto estava na quilométrica fila para receber o autógrafo, ouvia comentários e elogios a continuação. É inegável que desde A Batalha do Apocalipse, o Eduardo vem evoluindo como escritor não apenas no quesito desenvolvimento da narrativa, mas na construção de um estilo próprio.

4º Alice no País do Espelho

9788525425294Apesar de não ter lido, vou me basear no que o pessoal do Grifo Nosso falou em um dos seus programas. Se em Alice no País das Maravilhas, o Lewis Carroll brincou com jogos de palavras e com um universo bizarro e estranho onde o impossível tornava-se possível devido exatamente a esta estranha-bizarrice em sua “continuação” o autor resolveu elevar isto a  10ª potência o que gerou um universo tão caótico e construções frasais tão confusas que tornaram a leitura cansativa e enfadonha.

5º Percy Jackson e o Mar de Monstros

o-mar-de-monstros-rick-riordanSegundo livro da saga de Percy Jackson e os Olimpianos é visto como o mais fraco da franquia. Apesar de estar no começo ainda das páginas, percebo – talvez – o porquê dos fãs não gostarem deste livro. Enquanto o livro dois de Harry Potter a Rowling começou a perceber que seus leitores estavam mais crescidos, Rick Riordan ainda mantém o mesmo tom infantil e às vezes bobo para certas cenas.