
Autor: Paulo Fodra
Editora: Multifoco
Origem: Brasileira
Edição: 1ª
Ano: 2011
Páginas: 88
Skoob
Sinopse: Na confluência entre a lucidez e a loucura, o sonho e a realidade, existe um território neutro onde as leis da lógica deixam de existir. Um lugar estranho, perdido entre o dia e a noite. O insólito. Do ventre fértil da incerteza, nascem centenas de microalucinações que invadem o cotidiano, corroendo o tecido fino do lugar-comum. É nesse lugar inóspito que Paulo Fodra busca inspiração para os seus microcontos.
Onde comprar? Livraria Cultura, Editora Multifoco.
Análise:
“Entediada com a folha do caderno, rabiscou as paredes do apartamento. Quando o espaço acabou, pulou da janela e virou infinito.”
—Pág. 09.
Saudações, caros leitores! O minimalismo textual se popularizou com o crescimento de redes sociais como o Twitter, tanto que há perfis exclusivamente voltados para a produção destas pequenas doses de literatura. Neste mar cibernético de criatividade, surgiu o livro do Paulo Fodra que conduz o leitor por meio de fechaduras (espaços minúsculos) para diversos cenários. Ficaram curiosos? Então, continuem a ler a resenha.
Algo que imediatamente capturou a minha atenção foi a presença de apenas dois microcontos por página (exceto nas últimas três, onde há um em cada), ou seja, a abundância do espaço em branco que envolve o texto. Este atributo extremamente simbólico, tendo em vista o contexto da obra, salienta ainda mais os imensos significados que o próprio leitor pode extrair do seu contato com as histórias que não duram mais do que alguns segundos, mas permanecem imprimidas na mente por um longo tempo. Como pode ser deduzido do meu apontamento anterior, a metáfora é um dos recursos usados pelo escritor para cativar.
Um aspecto muito satisfatório é a rotatividade de temas, entre eles: amor, poder, criação literária, cobiça, sonhos, medo, psicopatia, automatismo da vida moderna, carnaval, lendas urbanas etc. Oscilando no tom de seu discurso, que vai do humor negro até a crônica (retrato de fatos da vida cotidiana), o autor consegue exibir múltiplas faces de um mesmo assunto.
Esta foi uma leitura super-rápida e prazerosa, recomendo o livro para qualquer pessoa que goste de cavar nas páginas a que dedica o seu tempo em busca de pensamentos nas entrelinhas, indo além do óbvio. Alguém que deseje somente entretenimento sem grande compromisso com a reflexão do que é apresentado pode extrair algum deleite, contudo não irá capturar o lado mais fascinante. Minha nota? Cinco selos cabulosos!
Nota:


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


