PODCAST: CabulosoCast #44 – André Vianco – Entrevista com o mestre do terror nacional

39


vitrine-do-cabulosocast-44Vira a página, Leitor Cabuloso e seja muito bem-vindo a mais um capítulo do CabulosoCast! Neste programa, Lucien o Bibliotecário (@lucienobiblio10) e Ednelson Júnior (@cyberlivingdead) batem um papo com o autor André Vianco. Saiba como ele passou de ilustre desconhecido a um dos autores nacionais mais respeitados do gênero do terror. Bom episódio para vocês!

Agradecemos a Daniel Lameira (nosso ouvinte e editor da editora Novo Século) que nos sugeriu o tema e serviu como guia para que esta entrevista fosse possível e a Catiane Santos (do marketing e comunicação da Novo Século) por servir de ponte entre nosso site e o autor.

CITADOS NO PROGRAMA

RECOMENDAMOS

  • A noite Maldita – Crônicas do Fim do Mundo (Cultura) (Saraiva)
  • Bento (Cultura) (Saraiva)
  • Geração Subzero (Cultura) (Saraiva)
  • Os Sete (Cultura) (Saraiva)
  • O Sétimo (Cultura) (Saraiva)
  • O Turno da Noite – Graphic Novel (Cultura) (Saraiva)
  • Sementes no Gelo (Cultura) (Saraiva)

ASSINE NOSSO FEED

Assine nosso feed https://leitorcabuloso.com.br/feed/podcast/

NOSSA PÁGINA NO iTUNES

http://itunes.apple.com/br/podcast/leitor-cabuloso-literatura/id549022839

NOSSA PÁGINA NA KOMBO PODCASTS

http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/cabulosocast/

NOSSA PÁGINA NO YOU TUNER

http://youtuner.co/index/results?s=cabulosocast&x=0&y=0

NOSSA PÁGINA NO FALACAST

http://www.falacast.com.br/eqbws9vm

MÍDIAS SOCIAS

QUER ENVIAR UM E-MAIL?

Quer enviar um e-mail comentando algo que ouviu no programa? Quer enviar um link ou algum material que complemente as informações do podcast? Escreva para cabulosocast@leitorcabuloso.com.br

QUER DEIXAR UM RECADO DE VOZ?

Mande seus recados de voz para o nosso CabulosoCast deixando sua mensagem na nossa secretária eletrônica do GTalk! É só ligar para cabulosocast@gmail.com

Tamanho do Episódio: 49 minutos

ATENÇÃO!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigado por ouvir o CabulosoCast!

VERSÃO EM ZIP

Para baixar a versão em zipada clique aqui, em seguida cole o link de download e clique na opção convert file.

Para fazer o Download do episódio clique aqui.

39 COMENTÁRIOS

  1. AAAAAAAAAAAAAA
    Pirei… ouvindo loucamente!!!! Olha a moral q o cabulosocast ta!!! Q orgulho!! rsrs

  2. Grande Vianco tenho todos os livros ja autografados fotos enfim, é o Stephen King Brasileiro !!!

  3. Parabéns, excelente episódio do CabulosoCast, o melhor em muito tempo.
    Muito generosa a participação de André Vianco, dando inclusive informações muito interessantes que sequer foram questionadas pelos entrevistadores, aos quais dou o desconto de não serem profissionais.
    Parabéns, também, a André Vianco, pela persistência, e competência, em enfrentar o status quo e tornar seus sonhos realidade, torço para que seus projetos na área de audiovisual se tornem realidade, quem sabe um novo Mazzaropi, só que dessa vez nos gêneros fantasia, suspense e terror

  4. Me refiro ao fato de vocês não serem entrevistadores/jornalistas profissionais, ao menos não lembro de nenhuma referência a isso no site, não tome por demérito.
    Tenho uma pergunta pra ti, Lucien, tem como habilitar o plugin do WordPress para acompanhar os novos comentários por email?

    • Ivan,

      Desconheço se existe um plugin e peço paciência, pois estamos migrando de hospedagem e em processo de mudança de layout, logo para mim, neste momento instalar um plugin é inviável.

      E reitero a proposta: se possuir alguma pergunta que deixamos escapar pode deixar nos comentários que repassamos ao autor. Este é um acordo que faço questão de deixar claro com os autores que entrevistamos.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  5. Sou fã do Vianco….tenho todos os livros dele e estou devorando o “Noite Maldita”. Parabéns pelo podcast e parabéns ao Vianco…mas um recado pra ele …Vianco meu velho..precisamos terminar o Turno da Noite…..Abçs

    • Cleber,

      Informarei ao Vianco o “puxam” de orelha. Acho muito bacana como os fãs do autor são realmente os maiores incentivadores do seu trabalho; ele comentou isto durante a entrevista, mas vejo nos comentários isto claramente.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  6. Ótimo! Bela entrevista. Realmente Vianco é merecedor deste sucesso – pelo que escreve, por não desistir sobretudo.
    Parabéns por este podcast.
    Sucesso ao Leitor Baculoso. E que venham mais ‘podecastes’.

    Avante!

    Abraços
    Leon Nunes,
    Escritor

  7. Vilto Reis, 20 anos, Redator Publicitário e editor do site Homo Literatus, Blumenau/SC.
    Quando vi no twitter que o CabulosoCast era com o André Vianco, retuitei na hora, mesmo ainda não tendo ouvido, pois sabia que ia ser bom.
    O Vianco citou algo que considero importante, o fato de alguém que deseja escrever ir atrás de outros autores, não somente daqueles do gênero que deseja escrever. Ele citou Henry James, é um autor que faz tempo que estou a fim de dar uma lida; mas minha paixão momentânea é literatura japonesa; então vamos com calma; para citar Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.
    No mais, estou na expectativa da estreia do Vianco no cinema, pois acho que esta “transmídia” pode ser um belo caminho para a literatura brasileira.
    Além disso, queria deixar aqui registrado que se o Ed tem piadas ruins, pelo menos ele compensa com a simpatia. Sem dúvida conquista os ouvintes.
    Programa fantástico, sem trocadilhos.
    Abraços, Vilto Reis.

    • Vilto,

      Sem sombra de dúvida esta dico do Vianco é para os aspirantes e escritor anotarem a ferro e fogo em seus corpos, pois é de fundamental importância.

      Que belíssima citação de Saramago.

      E cara, não elogia muito o Ed não, por que daqui a pouco terei que aguentar suas piadas “simpáticas”.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

    • Alguém me invocou do nono círculo das piadas do abismo!? kkkkkkkkkkkk Cara, penso que bom humor nos ajuda demais a viver, por isso costumo fazer piadas sem nexo algum xD

  8. Confesso que ja tinha ouvido falar do Vianco por ai, mas nunca tinha lido nenhum livro dele ainda. Posso falar que depois desse Cast eu com certeza vou ler no minimo um (ou todos) livro dele. Fiquei bastante curioso com a obra e ri muito com o cast.
    P.S.: Correndo pra comprar os livros antes que a Força Aérea Americana me silencie U..u

    • Eriton,

      Eu também nunca tinha lido nada do Vianco e li Sementes no Gelo para fazer a entrevista, tendo em vista que não consegui encontrar o livro novo aqui na minha cidade, e fiquei empolgado com o livro não conseguia largá-lo de jeito nenhum, logo recomendo que saia de casa ontem para comprar o livros.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  9. nunca li o vianco, mas é claro que já conhecia sobre sua obra e sua importância como escritor de obras de horror/terror/fantasia. não sei se eu gostaria de ler algo dele, nem sei se de fato o lerei, mas essa entrevista foi muito boa. achei o cara muito tranquilo, seguro e mostrando que escritor é uma profissão e que deve ser tratada como tal. parabéns a ele pelo sucesso e ao cast pela entrevista.
    recordo-me, no entanto, de uma ver ter lido a sinopse do “o turno da noite” em volume único e ter ficado constrangido porque estava parecendo uma sinopse de filme da sessão da tarde (um dos filmes ruins, aquela coisa de “essa turminha do barulho vai aprontar mil confusões”) e, mesmo sem ler, creio que a obra dele seja mais que isso.

    • Pedro,

      Recomendo que comece a lê-lo, pois, Vianco foi sem sombra de dúvida a minha descoberta do ano de 2013. E, rapaz, nenhuma sinopse de livro nacional é atrativa se olharmos como ela é escrita. Alguns editores parecem fazer questão de resumir a narrativa a partir do mesmo.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  10. Luiz Teodosio, 23 anos, Estudante de Letras, Rio de Janeiro

    Um dos melhores CabulosoCast. O André Vianco é sem dúvida uma figura inspiradora, e tudo o que ouço falar dele, sobre sua humildade (tanto que ele até se refere a ele em terceira pessoa, rs) e honestidade em relação ao seu trabalho, foi corroborado nessa entrevista. Ele foi realmente o precursor da literatura de gênero aqui no Brasil (não conheço ninguém mais antigo que tenha alavancado seus livros como o Vianco), e sua história de como chegou ao sucesso é para bater aplausos de pé.
    Não estou surpreso quanto ao apoio da mulher dele, pois se pararmos para pensar, muitos artistas só conseguem chegar ao sucesso graças ao apoio da namorada ou da esposa – na verdade, li isso num texto do Lucas Amura http://www.lucasamura.com.br/blog/textos/de-onde-vem-99-do-sucesso/ -, o que me faz pensar que minha vida de solteiro é contraproducente, rsrs.
    Outra coisa que achei interessante é o reconhecimento das obras do Vianco por uma acadêmica estrangeira. Queria ver o mesmo por aqui; pelo menos lá na UFRJ ainda não ouvi nenhum professor (exceto em raros eventos de literatura juvenil) mencionar um autor popular contemporâneo aqui do Brasil, e quando o fazem citam apenas Paulo Coelho para falar mal.
    Eu conferi o piloto de O Turno da Noite e gostei. Estarei ansioso pelos projetos audiovisuais do Vianco.
    Abraços.

    • Luiz,

      Obrigado pelo seu apoio, infelizmente seu texto não será lido na leitura de e-mails, por que Eu e Serena gravamos ontem.

      Vou ler o texto do Lucas Amura; muito obrigado pela indicação.

      E aqui no Brasil a academia ainda precisa avançar muito para aprender a valorizar os autores nacionais, por isso minha surpresa quando ele falou isto.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  11. Sou muito fã do Vianco, acho que Os Sete e Bento foram uma das coisas mais interessantes que já li e espero que a HBO agarre as suas obras e façam o que sabem fazer de melhor.

    rsrs

  12. Ótima entrevista,eu já li á respeito do André Vianco,mas ainda não me aventurei por nenhuma de suas obras,pretendo lê-lo em breve ,assim que eu concluir minha releitura do clássico O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo. Você tem alguma sugestão por qual livro do André começar?

    • Me metendo no papo: Os Sete e Sétimo, livros FODAS, e a trilogia do vampiro rei, que começa com o livro “Bento”, um triller de ação/ficção fantástica/científica. Muito bom =)

      • Sr. Estranho,

        Você tem todo o direito de se meter neste conversa. Não li nenhum, asm depois de ler Sementes no Gelo confesso que quero ler todos os livros do Vianco para ontem!

        Obrigado pelo comentário.

        Abraços.

  13. Olá galera cabulosa, quanto tempo heim?

    Conheci o trabalho do Vianco em 2011 lendo os 7. Gostei muito pois achei um estilo bem diferente dentro da literatura nacional. Em 2012 li O Caso Laura que é bem diferente do que ele costuma fazer, mas muito interessante também. Fica a dica então, recomendo esses dois livros para quem quiser conhecê-lo.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar o site pelas novidades como as dicas de português e espaço para os contistas.
    Um grande abraço!

  14. Engolindo toda a minha inveja, tenho que dizer: Episódio sensacional. Vianco é um mestre, mas acima de tudo, um modelo a ser seguido por todos que almejam seguir a carreira de escritor. Agradeço pelo menos por ter tido a oportunidade de ter ouvido bons conselhos e ótimas histórias. Parabéns pessoal =)

    • Sr. Estranho,

      O Vianco é um cara admirável mesmo. Sem sombra de dúvida é um exemplo para muitos que fica chorando pelos cantos e engavetam seus sonhos.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

  15. Olá! Achei interessante a entrevista. Li O senhor da chuva, mas só li esse livro pq vi uma moça lendo no metrô e gostei da capa. Me contorci toda para ler a quarta capa e me interessei pela história rs. A batalha final é muito boa e a hora que certo personagem aparece e vc faz ligação com outros livros do Vianco, é de pirar a cabeça. Fora que tem uma homenagem ao Stephen King que é de deixar os fãs dele com um sorriso daqueles. 😀

    Dito tudo isso, achei bizarro (com todo respeito e admiração) o fato do André, durante a entrevista, se referir a ele mesmo na terceira pessoa. A Jane achou esquisito kkkkk

    E já aproveitando, gostei muito da e entrevista com a Flavia! Dou muita risada com as meninas no make1up.

    Bjos, abraços e aperto de mãos.

    • Jane,

      Comentando dois programas em um, hein? Espertinha! Eu achei até divertido, meio que me lembrou o Pelé que fala do Edson (seu nome verdadeiro) como se fosse outra pessoa.

      O Senhor da Chuva está na lista LLLPO (Lista dos Livros Pra Ler Pra Ontem).

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços.

Comments are closed.