Saudações, caros leitores! O terror, mesmo não sendo o gênero literário mais popular, possui uma legião de fãs. Se você está nesse grupo, saiba que em São Paulo acontecerá um evento do qual indubitavelmente você vai querer participar!

Informações:
“A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo. E o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.” – H. P. Lovecraft
Entre os sentimentos que caminham junto ao homem, o medo é uma das emoções mais constantes e intensas. O medo é um dos mecanismos do instinto de sobrevivência, intensificado pela consciência de nossa finitude. O mistério da morte é a mola mestra de diversas narrativas.
Na cultura ocidental, a literatura capaz de despertar o medo no leitor possui uma longa tradição. E ao lado do amor, é um dos elementos constitutivo da estrutura narrativa.
A proposta do workshop “O Medo na Literatura” é conceituar, explorar e refletir sobre o medo em suas diferentes formas na elaboração de textos literários.
As atividades propostas irão ampliar e discutir a criação literária além de oferecer aos participantes uma breve noção de escrita. Iremos ver como o medo é apresentado na literatura estrangeira e nacional. Quais são os principais autores brasileiros e estrangeiros do gênero.
Faremos uma comparação de estilos entre H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe.
Tudo acompanhado por atividades interativas.
Palestrantes:
J. Modesto – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, estreou na Literatura com a obra “Trevas”. Participou com outros seis autores de renome nacional, da antologia “Amor Vampiro”, ganhadora do prêmio Codex de Ouro de melhor antologia. Sua segunda obra, intitulada “Anhangá – A Fúria do Demônio”, foi destaque da Bienal do Livro de São Paulo de 2008. Participou das antologias ”Anjos Rebeldes” e “Livro do Medo”. Sua mais recente obra é “Vampiro de Schopenhauer”.
Oscar Nestarez – É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em História da Arte pela FAAP. Autor do livro “Poe e Lovecraft: Um Ensaio sobre o Medo na Literatura”, que traça uma análise entre as vidas e algumas das obras dos dois maiores autores do gênero.
Observações:
- As inscrições devem ser feitas na Biblioteca ou pelo telefone.
- As inscrições são gratuitas.
Fonte: Facebook – Literatura Fantástica.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


