[Resenha] Nada Dura para Sempre – Onde nem a personalidade das personagens dura

7

Olá leitores cabulosos! Se vocês estão por dentro do site, sabem que esse livro está disponível para sorteio! E sim, eu resolvi ler o livro antes de sorteá-lo. Nunca havia lido nada do Sheldon e temo em dizer que me decepcionei… Calma, já vou explicar!

O livro começa com o julgamento da doutora Paige Taylor. Ela supostamente matou um paciente e ainda herdou um milhão de dólares do mesmo. Tudo parece apontar que Paige era uma péssima médica e que o seu paciente a odiava e ela teve todos os motivos para matá-lo.

Uma das capas americanas
Uma das capas americanas

A narrativa então pula onde tudo começou. Quando Paige entrou para o Hospital Público Embarcadero como residente. Ela, junto com duas outras mulheres, Kate Hunter e Betty Taft mais conhecida como Honey, são as únicas mulheres médicas, o que gera um grande preconceito. São confundidas com enfermeiras e duvidam de suas capacidades o tempo todo. Além disso, elas têm de enfrentar o trabalho árduo no hospital com turnos de até 36 horas.

Vemos as personagens se desenvolvendo aos poucos e vamos sabendo a história de cada uma, com seus segredos obscuros. As três acabam se aproximando por serem únicas no hospital e alugam um apartamento para morarem juntas. Vamos então descobrindo todos os fatos que ouvimos no começo do livro, no tribunal, mas como exatamente aconteceu, o que é bem diferente do anteriormente descrito.

Uma coisa ótima na narrativa de Sheldon é que ela é super rápida. São capítulos curtos, onde grande parte deles são diálogos. Eu tenho lido pouco agora que voltei a trabalhar, mas o li em apenas uma semana. As atividades no hospital também não são enfadonhas. Sheldon usa termos técnicos, mas nada acadêmico que você não entende. Algumas informações são até muito interessantes.

Bom, agora vem o fato que me desagradou no livro. Parece que o autor queria muito que você odiasse os homens neste livro. Muitos deles são grandes filhos da puta e só alguns se salvam. E ele até força a barra algumas vezes. Mas como assim? Vou explicar uma passagem que está no início do livro para vocês entenderem. Paige tem um noivo que conheceu quando ainda era criança. O pai de Paige trabalhava em uma organização chamada OMS que ia até os confins do mundo para ajudar os mais necessitados. Assim, ela cresceu se mudando e seu noivo Alfred, foi a sua companhia. Alfred acabou também fazendo parte da OMS e por isso o relacionamento deles é a distância. Se ligam uma vez a cada semana, se comunicam por cartas e há muito prometeram que se casariam. Paige então recebe um telegrama de Alfred avisando que ele estava vindo para São Francisco. Ela, claro, fica muito feliz. Tem dois anos que não se veem e ela prepara um grande jantar para recebê-lo. Quando Alfred chega, ele está com uma mulher ao lado e diz: “Oi Paige, essa é minha esposa”. Ela fica chocada e ele continua: “Não recebeu minha última carta?” e explica que não estava aguentando mais o relacionamento a distância e se casou. E então vai embora. Mas, oi? Por que alguém que tinha um relacionamento a distância, ao se casar, manda um telegrama para o antigo relacionamento dizendo que está chegando? E por que vai aparecer na casa dessa pessoa com a esposa? São atitudes que deixam claro que Sheldon queria que você odiasse aquele homem com todo o seu ser, mas acabou forçando demais. Esse é um dos casos, há outros que até a personalidade das personagens muda para que elas sofram por um homem.

Por esse motivo o livro ganha três selos cabulosos. Vou ler a outra história do vira-vira e ver se essa me agrada mais.

Nada Dura Para Sempre ganhou uma adaptação para o cinema em 1995 e você pode ver o filme abaixo.

NOTA:

03-selos-cabulosos

Ficha Técnica

nada-dura-para-sempreEditora: Best-Bolso

Autor: Sidney Sheldon

Origem: Estrangeira

Título original: Nothing lasts Forever

Ano: 2010 (9ª edição)

Número de páginas: 308

Skoob

 

Compre: AMAZON

Sinopse: Três amigas com personalidades bastante diferentes, mas unidas pela correria, pelos contratempos e pelas fortes emoções de trabalhar no Hospital Público Embarcadero. Elas dividem os problemas típicos da profissão; contudo, parece que o destino reservou a cada uma delas um novo desafio. Paige é feliz seguindo a mesma carreira do pai e planeja se casar com seu primeiro amor, mas seu sonho pode ir por água abaixo. Honey abusa de suas habilidades de sedução. Mas será que isso é o suficiente para salvar vidas? Kate, abusada pelo padrasto na adolescência, prometeu que jamais seria tocada por um homem. Porém, sua postura durona acaba despertando interesses masculinos. Amor, medo e ambição se combinam em uma trama repleta de reviravoltas.