RASCUNHO: NUNCA PARE DE APRENDER

0

Você não precisa ter feito um curso de Letras para escrever. Não precisa ter participado de oficinas e cursos. Tudo que você precisa é de uma ideia, imaginação, paciência e um computador (ou lápis e papel para os mais obstinados). No entanto, isso não significa que você deve ficar inerte ao mundo literário.

Ler, de um modo geral, é imprescindível. E quando você começa a escrever, é importante procurar livros do estilo que você escreve, procure narrativas que te encantam e leia-as não com um simples olhar de leitor, mas com um olhar de escritor. “Ah, então é assim que Tolkien descreve cenários. É assim que King monta uma cena de suspense. É assim que Dostoievsky constrói um personagem.”

Não estou te dizendo pra copiar ou plagiar ninguém. Estou dizendo que é interessante ler boas histórias com um cuidado especial quando você é, ou quer ser, um escritor. Você pode buscar dicas e formatos em outros livros.

Mas isso basta?

Acho que nada basta. Nunca.

A gente sempre deve buscar aprender mais.

 

Mit-open-courseware

 

Nesse tópico, queria apresentar pra vocês o MITOpenCourseware. Sem delongas, é um site com aulas ministradas por professores do MIT (Massachusets Institute of Technology) uma das mais renomadas universidades americanas. Esse não é o único site do gênero. Várias outras universidade disponibilizam material correlato online. Já encontrei algumas, mas hoje vamos falar sobre essa. =D

No MIT Open, a gente encontra o resumo das aulas, listas de leituras indicadas, link para download do material utilizado, link para compra da versão digital de leitura sugerida e até exercícios indicados pelos professores. Algumas matérias tem até vídeo das aulas.

O único empecilho é que está tudo em inglês. Algumas das aulas possuem traduções para outras línguas (português inclusive), mas não são todas.

Vou colocar aqui o link de alguns tópicos (em inglês, não achei em português) que acredito serem úteis.

 

1 – Writing and reading short stories (Escrevendo e lendo contos)

 

2 – Writing and reading poems (Escrevendo e lendo poemas)

 

3 – Introduction to Fiction (Introdução a Ficção)

 

4 – Interactive and Non-Linear Narrative (Narrativa Interativa e Não-Linear)

 

5 – Writing Workshop (Oficina de Escrita)

 

Esses são só alguns exemplos do material que vocês podem encontrar lá.

Para achar mais aulas é só ir na ferramenta de busca deles, aqui. No campo “Topic” escolha a opção “Humanities”, no campo “Sub-Topic” escolha a opção “Literature” e no campo “Specialty” escolha o que mais lhe agradar. =) Essas aulas foram tiradas da lista de especialidades “Creative Writing”.

Beijo, pessoal!

Até a próxima!