LIVROS: Novidades sobre Homeland novo livro de Cory Doctorow

0

homeland_cory_doctorowEm seu novo romance, Homeland, sequência de The Little Brother (publicado no Brasil sob o título de Pequeno Irmão pela editora Galera Record) Cory Doctorow contará a história de um mundo onde os computadores não obedecem seus usuários. Segundo Doctorow, imaginemos um mundo onde o usuário executa um comando como copiar ou deletar um arquivo e seu computador “olha para você através do olho  da webcam e sem piscar diz: ‘Eu não posso deixar você fazer isso , Dave. ‘”

Para Doctorow, a ideia do livro veio de eventos que já são realidade nos EUA e cita o caso de um estudante Blake J. Robbins que entrou com uma ação contra sua escola ao descobrir que os educadores vigiavam os estudantes através das webcams dos laptops. A câmera ficava ligada sem dar sinal e filmava a vida dos educandos dentro e fora da escola.

Capa de Homeland
Capa de Homeland

O escritor ainda afirma que “desde Frankenstein, escritores de pensadores tem aversão visceral com a ideia da tecnologia dominando seus criadores. Mas quando nós ativamente construirmos empresas que necessitam de censura, vigilância e controle para prosperar, fazemos um monstro de Frankenstein  para os dispositivos que enchem nossos bolsos e casas, e da rede que liga a todos eles“.

Fonte: Publishersweekly