1. O primeiro acidente de moto no Brasil foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore em 1897.
2. Monteiro Lobato foi o autor da frase: “Um país é feito de homens e livros”.
3. Jorge Amado só permitiria a adaptação de seu romance Grabriela se a personagem principal fosse representada pela Sônia Braga. Perguntado o porquê por jornalistas, ele respondeu: “Somos amantes”! Mas até aquele momento, os dois nunca havia se encontrado!
4. Até o século XI, as pessoas escreviam a mão livre usando penas de animais e tintas vegetais.
5. Goethe, Virginia Woolf e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.
6. José Lins do Rego era fanático por futebol e chego a ocupar a diretoria do Flamengo.
7. O antropólogo Levi-Strauss tinha ciúmes de Mário de Andrade com sua mulher. O mais curioso é que Mário de Andrade era homossexual.
8. Fernando Pessoa levava seus heterônimos a sério. Atrasado para um encontro com o escritor José Regio, apresentou-se como Álvaro Campos e firmou, ao amigo, que Fernando Pessoa não pôde vir.
9. O primeiro romance foi escrito por uma mulher em 1007, Murasaki Shibiku – A história de Genji, conta a história de um príncipe à procura de amor e sabedoria.
10. J. K. Rowling escreveu todos os livros da saga de Harry Potter à mão.

![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


