[Resenha] Jogador N.º 1: uma distopia próxima da nossa realidade

17

Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca. O Jogador nº1 também estará nas telas pela Warner, e sua produção está sendo divulgada como o próximo AVATAR dos efeitos especiais!

Booktrailer:

Olá leitores cabulosos! Venho apresentar a vocês uma excelente distopia. Li poucos livros do gênero, mas cada vez que termino um fico mais apaixonada e procuro por outros.

Em Jogador Nº 1 somos jogados no ano de 2044 onde o mundo está uma merda. As pessoas morrem de fome, falta espaço, energia, combustível e sobra violência. Para escapar desse mundo horrível, as pessoas se trancam em casa e acessam o OASIS, uma rede de imersão que é usada tanto para diversão, como para trabalho. Lá você pode criar um avatar do jeito que sempre sonhou em ser. Se é gordo, pode ser magro, se é feio, pode ser bonito, se é magro, pode ser musculoso e vice-versa.

Conhecemos Wade vivendo essa vida quase totalmente online. Ele cresceu acessando o OASIS, aprendeu a ler e a contar em jogos educativos e freqüenta a escola pelo programa.

Capa original. Eu gostei mais da capa da Leya e vocês?

O criador do OASIS, James Halliday deixou uma grande surpresa para todos os usuários quando faleceu. Ele fez um vídeo dizendo que deixou toda a sua fortuna dentro do OASIS, o que ele chama de Ovo de Páscoa. Quem solucionar os enigmas, encontrar as três chaves e passar pelos portões, fica bilionário e passa a ser dono do OASIS. Claro que o OASIS é enorme o que torna tudo muito difícil.

Wade é um dos que procuram essa fortuna, conhecidos como “caça-ovos”. Ele vive com a tia, seus pais faleceram há algum tempo. Só que mesmo sendo da família, a tia só o recebe para ficar com seus tickets refeição e poder comprar mais drogas. Ele vive em uma “pilha”, nome dado ao local onde existem trailers empilhados com o intuito de ter mais espaço para o grande número de pessoas desabrigadas. Wade então sonha em encontrar o ovo e finalmente abandonar essa vida.

Só que os caça-ovos não são somente pessoas comuns. A IOI uma grande empresa também procura o Ovo de Halliday – não seja maldoso – e é capaz de fazer qualquer coisa para estar na frente do concurso, inclusive matar.

Como vocês podem imaginar Wade surpreendentemente é o primeiro a desvendar o enigma inicial na caça ao ovo de páscoa, ficando famoso e procurado da noite para o dia, até porque já se passaram cinco anos desde que Halliday morreu.

Wade acessando o OASIS

O livro é muito gostoso de ler. A narrativa de Cline é rápida o que faz a leitura muito agradável.

O OASIS é o sonho de muita gente hoje em dia – posso confessar que o meu também. Imagine fazer tudo sem sair de casa? Ir à escola, trabalhar, fazer compras… Para acessar o OASIS você usa um óculos e uma luva que permitem total imersão no mundo 3D e é até capaz de sentir as coisas que pega. Mais tarde vemos que existem roupas especiais que dão uma sensação maior de realidade e até um dispositivo que lhe permite sentir aromas e odores no mundo virtual.

O livro é repleto de referência a séries, jogos, filmes e computadores dos anos 80. Halliday era apaixonado por tudo nessa época porque foi onde viveu sua infância, então as dicas têm ligação com tudo o que ele gostava. E ele gostava de muita coisa.

Muitas vezes vemos com maus olhos a paixão de Wade pelo mundo virtual. Ele nunca sai de casa. Tudo o que precisava poderia conseguir sem nem mesmo levantar da cadeira que o transporta para dentro do OASIS, mas em um mundo miserável como ele vive talvez seja o melhor. Ou talvez não. Fica a questão para quando vocês lerem o livro.

Fica a dica de uma distopia maravilhosa, que, como disse no título não está longe da nossa realidade. Quantos de nós correm do mundo real e vivem em um virtual? Em Jogador nº 1 isso é uma verdade absoluta. E em quanto tempo não será nossa realidade também?

NOTA:

05-selos-cabulosos

jogador-n11Ficha Técnica:
Editora: Leya
Autor: Ernest Cline
Origem: Estrangeira
Título original: Ready Player One
Ano: 2012
ISBN: 978-85-8044-268-7
Número de páginas: 464
Skoob

AMAZON

SUBMARINO