Eu não sou a favor de receitas…
Nada contra as de bolo, não gosto muito daquelas “receitas para escrever”. Acho que não tem uma fórmula única, cada um escreve de um jeito. O legal é descobrir um jeito que funcione pra você.
Por isso, eu geralmente não sou a favor de “programas” que ajudam a escrever. Mas essa semana comecei a testar um e, apesar de não ser uma ferramenta que funcione muito bem comigo, percebi que pode servir pra ouras pessoas.
Então, gostaria de lhes apresentar o yWriter.
O yWriter é legal para organizar o projeto antes de efetivamente começar a escrever o livro.
Nele, você prepara os personagens, dividindo-os em ordem de importância, através das classificações “major” e “minor”. Coloca nomes, apelidos, histórico, descrição física, detalhes sobre eles e seus objetivos.
Depois você prepara locais e itens específicos e de relevância na sua história e aí é só começar a definir os capítulos
É uma ferramenta muito bacana para botar o pensamento em ordem antes de passá-lo de vez pro papel. E válido pra efetivamente escrever, caso você goste.
Você pode baixar o yWriter gratuitamente pro seu computador nesse link aqui.
E se você é daquelas pessoas – como eu =P – que não curte muito ler na tela do computador, o yWriter te permite imprimir todo o seu projeto ou só listas individuais, como por exemplo, só a lista de personagens ou de locais.
Vale a pena testar! Facilita bastante a visualização da história.
=)
Vou começar a testar o CeltX, agora. Próximo post eu conto como foi!