ENTREVISTA COM O FÃ – COM ADRIANO SIQUEIRA

0
Adriano Siqueira
Adriano Siqueira

Quem é Adriano Siqueira?

Paulista, diagramador e design gráfico, em 44 anos de vida, Adriano Siqueira colecionou livros, HQs, Filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros.

Participou das seguintes antologias literárias: “Scarium MegaZine: Volume 13 – Especial Contos de Horror” – 2005, ”Amor Vampiro” – 2008, “Draculea – o livro secreto dos vampiros“- 2009, “Metamorfose – A fúria dos lobisomens” – 2009, “Draculea Vol 2” – 2010, “Tratado Secreto de Magia” – 2010, “Extraneus Vol 2: Quase Inocentes” – 2011, “Espectra: Histórias de Fantasmas – Tomo I” – 2011, ”Sociedade das Sombras” – 2011,  ”Fragmentos do Inferno” – 2011 e ”S.O.S – A Maldição do Titanic” – 2012. O seu primeiro livro de autoria solo foi ”Adorável Noite” – 2011.

Hoje, além de escrever, Siqueira é consultor de novos sites sobre vampiros, ministra palestras sobre vampiros, participa de exposições, cede entrevistas para TV, Rádio e jornais e atualmente produz curtas metragens, HQs e radionovelas sobre vampiros. O autor mantém o blog Contos de Vampiros e Terror.

Saudações, Adriano! É muito bom poder entrevistá-lo mais uma vez, pois reconheço e admiro o seu trabalho como escritor. Hoje, data de nascimento do grande Bram Stoker, pensei imediatamente em ti para falar um pouco sobre sua experiência com ele, uma vez que seus textos, na maioria das vezes, tratam das temíveis e adoradas crianças da noite…vamos às perguntas…

1 – Como você conheceu Bram Stoker?

As histórias em quadrinhos foi a maneira que conheci os trabalhos do Bram Stoker. Kripta e Clássicos do Pavor que são da década de 70, eram gibis que eu adorava. Depois eu assisti os filmes sobre Drácula e só mais tarde… na década de 80, eu li pela primeira vez o livro “Drácula”

2 – O que o fascinou na escrita deste autor?

Gostei da maneira como ele passava para o leitor as cartas enviadas para cada personagem no livro Drácula. Praticamente ele fazia com que a gente se interagisse com a história

3 – Em meio a tantas adaptações da história de “Drácula”, qual você considera a melhor e a pior?

Gosto do Drácula feito pela BBC: http://www.youtube.com/watch?v=sSfbhgaKlX4

4 – Você tem alguma história curiosa envolvendo o livro que queira compartilhar?

Sim…a primeira vez que eu conheci o livro Drácula foi através de uma garota que eu gostava muito. Ela parecia uma das noivas do Drácula e quando eu fui à casa dela o livro estava na cabeceira da cama e ela me olhou e deu uma leve mordida no meu pescoço e disse que eu deveria ler o livro…e foi assim que eu e o livro Drácula fomos apresentados.

5 – Como sabemos, Bram Stoker chegou a produzir outros textos além de sua obra-prima, você conhece algum deles? Qual o seu favorito dentre estes?

O castelo da Serpente é um livro dele que achei bem interessante. mas o melhor mesmo é o Drácula.

6 – O que você acha da influência de Bram Stoker sobre a cultura vampírica nas artes? Afinal esse é um movimento que atinge a literatura, pintura, música etc.

Stoker fez um Vampiro que marcou pela eternidade. As suas características e os lugares narrados na história deu margem a muitos outros escritos e obras sobre vampiros tanto na música quando nos filmes.

7 – A figura do Drácula normalmente está dividida entre o monstro cruel, o romântico trágico e o amaldiçoado incompreendido (falando de forma básica). Como você avalia a figura dele?

É um ser atormentado que por não poder amar como os humanos ele, então, se vinga deles matando a sua sede e aprisionando as suas almas. Um ser que tortura e mata prometendo vida eterna quando o certo seria prometer prisão eterna.

8 – O que você acha que o Drácula diria de nosso mundo atual? Pergunto isto porque os vampiros são símbolos de forte sentido metafórico e acho que nosso mundo está cheio dos “vampiros-monstros”.

Ele diria que os humanos tendem a adorar e venerar os seres que tem poderes e isso certamente faz com que facilite a sua entrada em vários meios culturais e políticos. Certamente ele seria um bom candidato.

9 – Se Bram Stoker ainda fosse vivo, qual presente você daria a ele?

Meu livro…O “Adorável Noite”.

Obrigado pela entrevista, Adriano! Desejo-te muito sucesso, com o talento e humildade que você carrega irá conquistar ainda mais fãs! Abraços e conte sempre com o apoio do Leitor Cabuloso!

Obrigado você pela força e tenha uma adorável noite!
Adriano Siqueira

O livro “Adorável Noite” possui resenha no blog: acesse aqui.