RESENHA + PROMOÇÃO: “A ARTE DA IMPERFEIÇÃO” DA BRENÉ BROWN

8
Capa
Capa
Autor: Brené Brown
Editora: Novo Conceito
Origem: Americana
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 184
Sinopse: Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com “O que os outros vão pensar?” e acreditando que “Eu sou suficiente”. Em “A Arte da Imperfeição”, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.
Skoob
Onde comprar? Aqui!

Book trailer:

Análise:

“Escrever nossa própria história pode ser difícil, mas não é tão duro quando passar a vida fugindo dela. Aceitar nossas vulnerabilidades é arriscado, mas não é tão perigoso quanto desistir do amor, do pertencimento e da alegria, que, por outro lado, são as experiências que nos deixam mais vulneráveis. Somente quando tivermos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobriremos o poder infinito da nossa luz.”

—Pág. 25.

Saudações, caros leitores! Lidar com a nossa imperfeição é uma das tarefas que mais espinhos oferece, não precisamos possuir um diploma e anos de dedicação em um estudo psicológico para constatar a veracidade destas palavras, basta que nos olhemos em um espelho e tranquilamente indaguemos: Quando foi a última vez que me senti bem mesmo sabendo que sou imperfeito? Quando foi a última vez que pude me expor completamente para alguém e viver uma relação (irmãos, pais, amigos, namorados etc) sem “maquiagens”?

Ficar tentando esconder sempre quem você é exige um esforço tão chato quanto segurar a barriga para passar a imagem de ser magro, tudo por causa de um padrão socialmente considerado como o ápice da humanidade. Então, vamos pensar um pouco sobre soltar as “nossas barrigas” e viver de forma mais condizente com quem somos? Obviamente não pretendo declarar meios para a felicidade e nem canonizar a obra em análise, mas vamos parar um pouco na nossa rotina e dialogar.

O livro me atraiu pela sua abordagem distinta do que vemos quando o assunto são obras motivacionais, não chamo de autoajuda justamente por seguir moldes distintos dos que podemos encontrar em maiores números no mercado literário. Quanto a isso, a obra conseguiu satisfazer-me, pois não cai na mesmice de ditar ordens para assumirmos papéis e sufocarmos qualquer sinal que outros possam interpretar como fraqueza, como normalmente o pranto é associado. Porém, a didática da escritora é muito simplista, mastigada demais, e o leitor não consegue adentrar em uma reflexão mais profunda justamente por tudo estar ali na superfície, ou seja, não é cobrado do leitor que pegue as informações contidas nas páginas e tente elucidar. Livros que deixam tudo muito evidente, sem coisas nas entrelinhas acabam gerando leituras cansativas.

A grande qualidade deste livro foi que a escritora o desenvolveu não como um manual para sermos joias completamente lapidadas, mas como um instrumento para suscitar o trabalho com os nossos departamentos mais carentes de luz, aqueles em que normalmente deixamos a poeira acumular porque achamos que não iremos, nem devemos, mostra-los para as pessoas. Quais seriam estes departamentos? Alguns deles são: ansiedade, carência afetiva, timidez, estima, insegurança, infelicidade, todavia há muitos outros.

No decorrer do livro são abordados comportamentos danosos que constante se infiltram em nossas vidas, sem que percebamos, e acabam gerando efeitos que podem alcançar proporções devastadoras, além de virarem um ciclo vicioso, mas os problemas não são apresentados e deixados de lado, mas temos apontamentos sobre maneiras para lidar com eles e aliviar a pressão em nossas mentes, mas sempre frisando que cada caso pode apresentar características singulares. Concluímos  durante o virar das páginas que não é à toa que a depressão é um dos maiores problemas em nossa civilização de satisfação imediatista. Esse conflito entre comportamentos danosos, adquiridos por condicionamento, e sentimentos de inquietação fica exemplificado em comentários da escritora acerca de pessoas que entrevistou ou encontrou durante a sua vida profissional, isso dá mais credibilidade ao trabalho e faz perceber que esse não é mais um placebo existencial.

O maior aprendizado que o livro pode oferecer ao leitor é que não somos perfeitos, mas podemos aprender a lidar com esta característica, além de ajudarmos outros naquilo pelo que já passamos e que sabemos que faz parte da experiência da vida. O maior tesouro e que jamais pode ser roubado, exceto quando damos abertura para tal, está em nós mesmos e a mais frutífera investigação que podemos empreender é em nosso interior. Essa não é uma lição que nasceu em nosso tempo, mas vem da antiguidade e posso até mesmo citar uma inscrição na entrada do templo de Delfos na Grécia: Conhece-te a ti mesmo!

O livro tem uma arte de capa simples, mas que combina com a proposta do livro, a diagramação está boa, mas o fato das notas terem sido colocadas no final do livro ao invés de no rodapé não ficou legal, pois elas não são grandes a ponto de justificar esse remanejamento e também acho que ficar indo ao final para depois voltar à página em que estamos deixa a leitura com uma sensação de cisão que poderia ser evitada. Considerando a experiência literária que obtive, darei três selos cabulosos e meio.

Nota:

Avaliação

Promoção:

Kit

A editora Novo Conceito enviou dois kits deste livro, portanto um deles será usado para promoção! Querem saber como concorrer? Informações abaixo:

  • Seguir o Twiiter da Novo Conceito.
  • Curtir a página da Novo Conceito.
  • Seguir o Twitter do Leitor Cabuloso.
  • Curtir a página do Leitor Cabuloso.
  • Comentar neste post (algo relevante).
  • Mandar uma foto que retrate o que é perfeição para você e dizendo o motivo no corpo do e-mail.
Observação: Deixem os links do twitter e facebook (seus!) no comentário.
P.S: O e-mail para envio é cabulosocast@gmail.com e no assunto coloquem Promoção – A Arte da Imperfeição.
P.P.S: O descumprimento de qualquer uma das regras implica em eliminação do concorrente.
  • Término: 06 de Novembro de 2012!
  • O ganhador terá 48 horas para responder ao e-mail de contato, caso contrário um novo ganhador será selecionado!
  • Em caso de retorno do kit para o remetente, devido a erro na transmissão de dados pelo ganhador ou recusa de recebimento por algum parente que esteja na residência, o mesmo só será reenviado caso o ganhador arque com os custos!
Novo Conceito