Ao ver no título dessa resenha “vários autores” você deve estar pensando que se trata de uma coletânea, um livro de contos, correto? Mas, como vemos no prefácio “Fragmentos do Inferno não é um livro de contos”. Você verá aqui a resenha de uma novela. Irá conhecer a rotina do Edifício Santa Eulália em São Paulo no seu último dia de existência, antes do fogo chegar e transformar tudo em um inferno.
Cada autor ficou responsável por um apartamento e personagens citados em um conto são explorados em outro.
A idéia desde o início me interessou, ainda mais pelos nomes dos autores que tem mostrado talento em outras antologias e livros solo.
Não vou resumir todos os contos, até porque pode perder a graça já que todos são interligados. Os contos citados abaixo foram os que mais me interessaram.
Ignácia – Tiago Toy: O primeiro conto do livro que mostra onde a tragédia começou. Ignácia é adotada por um casal morador do apto. 41 do Santa Eulália. Ela já foi adotada outras vezes por outros casais, mas era sempre devolvida sem um motivo aparente…
E livrai-nos do mal – Georgette Silen: Um conto que começou meio confuso, mas terminou sendo muito bom. No apto. 42 conhecemos Joelma, uma religiosa fanática que guarda seus segredos.
Sob os olhares da moça – Ruano Berenguel: No apto. 22 somos apresentados a vida de Zuleica e seu marido. Ela viu no candomblé uma forma de ganhar dinheiro, era a falsa “Mãe Zuleica de Oxum”, porém, tudo tem seu preço.
Isso não significa que os outros contos são ruins, muito pelo contrário: nenhum conto me desagradou.
Além do fato de a maioria dos moradores morrerem queimados – o que já é muito ruim – cada conto carrega uma pitada de sobrenatural.
Fragmentos do Inferno foi o primeiro livro que li com esse formato e me agradou bastante. É interessante pensar o que os autores sentiram ao escrever a história de cada apartamento, criar personagens que outros poderiam usar livremente. Deve ser empolgante e assustador.
Um livro que deve ser lido em uma tacada só – tive de voltar ao índice algumas vezes para me lembrar de quem está em tal apartamento. Porém, é algo muito fácil de fazer. Todas as narrativas são envolventes e tenho certeza de que você vai terminar o livro antes do previsto, como eu. E se sentir satisfeito.
NOTA:
Vale ressaltar mais uma vez o ótimo trabalho da Estronho com o acabamento do livro. As páginas tem detalhes que denotam o tema, parecendo que estão queimadas e você viaja contemplando a contra-capa.
Ficha Técnica:
Editora: Estronho
Autores: Tiago Toy (apto. 41), Georgette Silen (apto. 42), Juliano Sasseron (apto. 21), Ruano Berenguel (apto. 22), Valéria Telies (apto. 61), Eric Novello (apto. 62), Everaldo Stelzer (apto. 31), F.S. Pellicer (apto. 32), Claudio Parreira (apto. 52), Sumaya Sarran (apto. 11) e Rober Pinheiro (apto. 12).
Origem: Brasileiro
Ano: 2011
ISBN: 978-85-64590-10-6
Número de páginas: 160
Skoob





![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


