Saudações, caros leitores! Como hoje é o Dia Mundial do Escritor, resolvemos entrevistar um amigo que também é escritor: Franz Lima, moderador do blog Apogeu do Abismo, um blog sobre livros, HQs, cinema, humor inteligente, notícias em geral e curiosidades, enfim, algo bem amplo. Não deixem de prestigiar o trabalho dele.

Entrevista:
1. Qual o primeiro livro que você tem recordação de ler?
Resposta: Creio ter sido “Labirinto de Espelhos”, de Josué Montello. Uma trama rica e bem trabalhada sobre a ganância e vingança.
2. Qual foi o primeiro autor que você se tornou fã?
Resposta: William Peter Blatty, o responsável por trazer ao mundo o clássico “O Exorcista”.
3. Qual foi o último livro internacional que leu e gostou?
Resposta: Livros, na verdade. Li a série sobre Gengis Khan chamada “O Conquistador“, de Conn Iggulden.
4. Tem algum livro internacional que você gostaria muito de ler, mas ainda não teve oportunidade?
Resposta: “Sob a Redoma”, de Stephen King, tem sido um título cobiçado.
5. Para você, qual a melhor adaptação cinematográfica?
Resposta: Não há como apontar outro além de “À Espera de um Milagre”. Adaptação fiel e digna da obra de King.
6. O que você acha da integração entre livros e outras mídias? (Internet, Música, Vídeo, HQs etc)
Resposta: Apesar dos formatos e públicos diferentes, todos só têm a ganhar com essa integração. As várias mídias se complementam
7. Com a popularização crescente dos e-readers, como você acha que ficará a experiência da leitura?
Resposta: Melhor. Não creio na substituição da leitura tradicional, mas sei que o leitor atual deseja um livro mais condizente com a tecnologia e o tempo em que vive, além de contar com a praticidade do manuseio e transporte do arquivo digital.
8. Qual escritor você gostaria que viesse ao Brasil?
Resposta: Quais, melhor dizendo. Cito Bernard Cornwell, Clive Barker e Stephen King.
9. Como você acha que o mercado editorial estrangeiro influencia o nosso?
Resposta: Ainda sofremos muita influência do mercado estrangeiro, principalmente o norte-americano. Mas o fato é que o mercado interno, ou seja, os autores nacionais, também estão tendo grande influência naquilo que é produzido no país. Só para citar, após o sucesso de Eduardo Spohr e outros autores de literatura fantástica, tivemos uma abertura para muitos outros autores do gênero, inclusive estrangeiros.
Espero que todos tenham gostado da entrevista, visitem o blog do Franz, o Leitor Cabuloso recomenda!
![[Resenha] Malditas: as casas têm atmosfera Capa do livro. Com aspecto sombrio e desgastado, parte de uma casa vista de fora, ao lado de algumas arvores com poucas folhas. Em primeiro plano, o titulo "Malditas" e o subtitulo "as casas têm atmosfera"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Malditas-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Faca – Jo Nesbø Capa do livro, um fundo escuro quase preto, e no centro uma silhueta branca em forma de lâmina de uma faca, nessa silhueta o nome do autor em preto e o título "Faca" em vermelho. E na ponta o texto "Um caso de Harry Hole"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Faca-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Resenha] Big Tech – Evgeny Morozov Capa do livro. Um fundo branco. No centro sobre um fundo verde, o titulo em branco: "Big Tech - A Ascensão dos dados e a morte da política". Logo abaixo o nome do autor. O titulo e nome do autor se repetem várias vezes na capa, em verde e cinza.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/BigTech-Site-696-390-1-218x150.jpg)
![[Resenha] Viagem ao Centro da Terra – Júlio Verne Fotomontagem com capa do livro "viagem ao centro da terra". A capa é vermelha e o título está escrito em branco. Não possui imagem.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Design-sem-nome-218x150.png)
![[Resenha] Put Some Farofa – Gregorio Duvivier Recorte da capa do livro. Um fundo de cor salmão, em primeiro plano Gregorio Duvivier (do ombro pra cima) segurando uma placa amarela onde está escrito seu nome e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Untitled-design3-218x150.png)


