ANIME: HIGASHI NO EDEN!

1
Higashi no Eden/Eden of the East!

Genre: Psychological, Romance, Mystery
Directed: Kenji Kamiyama
Written: Kenji Kamiyama
Studio: Production I.G
Licensed: Funimation Entertainment ; Manga Entertainment
Network: Fuji TV (Noitamina)
English network: FUNimation Channel
Original run: April 9, 2009 – June 18, 2009
Episodes: 11 (List of episodes)
Written: Kenji Kamiyama
Illustrated: Umino Chika (cover only)
Published: Media Factory
Published: September 16, 2009

SINOPSE:

O anime se passa no início de 2011, cerca de três meses depois da “Segunda Imprudente” – um atentado terrorista ocorrido 22 de novembro de 2010, onde 10 mísseis atingiram o Japão sem deixar nenhuma vítima e curiosamente foi esquecido por todos. Saki Morimi está viajando pelos Estados Unidos após sua formatura e, acaba arrumando problemas com a polícia, sendo salva de maneira bastante estranha por um jovem nu portanto apenas uma arma e um telefone celular em suas mãos. Após se conhecerem, o jovem se apresenta como Akira Takizawa e diz não se lembrar de seu passado, a única pista de sua estranha existência é o celular que incrivelmente possui uma fortuna em créditos digitais.

ELE PRECISAVA SER O PRÍNCIPE, NÃO TINHA ESCOLHA.

BEM, ISSO DEPOIS DE ELE TER PERCEBIDO QUE SEM UM SACRIFÍCIO CHAMDO PRÍNCIPE, O AMANHÃ QUE ESPERAMOS NUNCA CHEGARIA,

POR ISSO, RELUTANTE ELE SE TORNOU UM PRÍNCIPE.

NESSE MUNDO SEM PRINCESAS.

O famoso Honey and Clover da mangaká, Chika Umino!

E assim leitores cabulosos, começa para mim um dos melhores animes que já tive a oportunidade de assistir. Higashi no Eden (東のエデン), ou do inglês Eden of the East, que estreou no Japão em setembro de 2009, é um daqueles animes que possui um time de peso na sua criação. Escrito e dirigido por Kenji Kamiyama, sim leitores o mesmo que também esteva a frente do anime, Ghost in the Shell – Stand Alone Complex, também conta com desing da fantástica Chika Umino, criadora do emocionante mangá josei, Honey and Clover lançado aqui pela editora Panini e do Satoko Morikawa que também participou do movie Neko no Ongaeshi, conhecido aqui no Brasil como, O Reino dos Gatos do famoso, Studio Ghibli. A direção de arte ficou a cargo de Yusuke Takeda que participou do incrível filme, Blood: The Last Vampire. Por fim a trilha sonora foi produzida pelo popular  Kenji Kawai que tem no seu currículo o filme, Ghost in the Shell e o anime Death Note.

Ou seja leitores otakus, o anime já surpreende pela sua base de criação, mas isto não que dizer nada, quantos animes tiverem uma equipe de criação fenomenal e não conseguiram surpreender como deveriam?

O que não aconteceu com Higashi no Eden, além de um time de peso, o anime também surpreende de imediato com sua música de abertura, Falling Down da banda Oasis, que para mim possui um dos refrãos mais instigantes e impactantes que escutei.

I tried to talk with God to no avail

Called him up in-and-out of nowhere

Said “If you won’t save me, please, don’t waste my time”

Tentei falar com deus, em vão

Clamando por ele do nada

Eu disse: “se não vai me salvar, não desperdice meu tempo”.

 

Assista ao clipa origianl da banda OASIS!

O anime também foi eleito o melhor da temporada 2009/2010 pela revista japosena de animes e entreterimento, a Animage, desbancando nomes de sucesso como: Fullmetal Alchemist – Brotherhood, Durarara!!! e o badalado Rebuild of Evangelion 2.0 – You can(Not) Advance.

Capa da revista Animage!

Confiram a lista com os 10 animes mais votados.

1. Higashi no Eden
2. Bakemonogatari
3. Rebuild of Evangelion 2.0 : You can [Not] Advance
4. Suzumiya Haruhi no Shoushitsu
5. K-ON!
6. Fullmetal Alchemist : Brotherhood
7. Summer Wars
8.
Durarara!!
9. Macross Frontier ~Itsuwari no Utahime~
10. Darker than Black : Ryuusei no Gemini

Ok Serena, o anime possui uma ficha técnica invejável, mas do que fala a estória.

As crateras deixada pela Segunda Imprudente!

Com apenas 11 capítulos e dois filmes (THE KING OF EDEN e PARADISE LOST), que complementam a série, o anime Higashi no Eden se passa no ano de 2011, três meses apos o Japão inesperadamente sofrer em setembro de 2010, no seu território um atentado terrorista de 10 misseis tomarock que inacreditavelmente não deixaram nenhuma morte, apenas grandes crateras, sendo estes ataques chamados de Segunda Imprudente.  Mas o primeiro capítulo realmente começa com a nossa protagonista Morimo Saki  que está em viagem de formatura pelos EUA  e deseja jogar algumas moedas na fonte da casa branca. Ao jogar é abordada por dois guardas que querem saber o que ela está atirando. Pega no flagra e nervosa Saki fica sem ação, é quando aparece Takizawa Akira, pelado, sim leitores, peladíssimo, com apenas uma arma e um celular nas mãos, Akira consegue desviar a atenção dos guardas e tirar Saki desta encrenca.

Takizawa Akira como veio ao mundo!

Após enganar os guardas, Akira, ainda sem roupas e nada incomodado com situação se apresenta a nossa protagonista, logo descobrimos que ele não se lembra quem é.

Com a intenção de descobrir mais sobre si, Takizawa acessa seu incomum celular e descobre que tem um saldo em dinheiro de 8.262.307.719 iens, ou mais ou menos, 200.000.000 reais. Uma voz feminina também se apresenta como sendo “Juiz” a sua secretária. Ela não informa quem ele é, pois é a primeira vez que Akira apaga a própria memória e  a misteriosa voz não foi designada a dar tal informação, apenas a informar onde mora. Isto dá o ponta pé inicial para trama.

Por que Akira possui esta enorme quantia? Por que apagou sua própria memória? O que esconde seu passado, qual a ligação com a Segunda Imprudente e quem é “Juiz”?  Mais perguntas vão surgindo ao decorrer da trama, tornando este anime deliciosamente único

Higashi no Eden também aborda um tema bastante polêmico no Japão, os chamados NEET’S (Not currently engaged in Employment, Education or Training), ou algo como Atualmente sem Emprego, Educação e Treinamento, jovens que estão na facha etária de 15 a 34 anos que não se encaixam na sociedade atual. Uma classe excluída e marginalizada pela população nipônica. Podemos considerar a Saki como uma NEET, já que ela acabou a faculdade e não sabe o que fazer da vida.

Outros NEET’s, amigos da Saki que compõem a trama!

Falando da Saki, confesso que é uma das protagonistas mais encantadoras que já vi. Apesar de ter suas limitações e seus medos, tenta de tudo para vencê-los e ajudar o seu príncipe, o Akira.

Takizawa é o grande enigma de todo o anime carregado nas costas o mistério e a trama. Sua personalidade encanta quem assiste Higashi no Eden. Já o considero o melhor protagonista masculino dos animes e porque não de todos os tempos, já que ele protagoniza uma das cenas mais românticas e sutis que vi. Claro que outros personagens aparecem no enredo, cada um com sua estória e personalidade cativante.

O beijo….

Mas Higashi no Eden não para por ai, além de uma trama envolvente cheio de teorias da conspiração, suspense com pitadas na hora certa de romance e humor, ele faz referências a vários filme clássicos, como, Taxi Driver do Martin Scorsese, Cinema Paradiso do Giuseppe Tornatore, Dawn of the Dead ( Despertar dos Mortos), de George A. Romero, Quadrophenia do Franc Roddam, entre muitos outros.  As referências se dão, ao gosto peculiar do nosso protagonista pela cinematografia que apesar de desmemoriado se lembra perfeitamente dos filmes que assistiu.

Taxi Driver, Cinema Paradizo, Despertar dos Mortos e Quadrophenia.

O misterioso celular, ou o Noblesse Obligue, do Akira é um destaque a parte. Sendo a ligação para todo o mistério do anime, fez tanto sucesso que foi lançando no mesmo ano a venda no Japão.  Eu também não escapei do sucesso e meu celular até hoje tem o mesmo toque de mensagem que o Noblesse Obligue.

O celular Noblesse Obligue. Meu sonho de consumo!

Com issoLeitores otaku, espero que esta resenha, possa ter passado todo meu deslumbramento por esta obra incrível que apesar de ser classificado como Josei, ou seja, para o público feminino adulto, conseguiu sair do seu raio de alcance  e conquistar todos os gêneros.

Anime mais que recomendado, chegando a ser obrigatória para qualquer otaku que gosta de sair do usual e assistir algo crítico, instigante, bem humorado e cheio de referencias políticas.

NOTA:

Avaliação: LEITURA CABULOSA!!!

Gostou? Comente!

Também quer saber onde baixar? Serena aqui, quebra seu galho e mostra onde encontrar Higashi no Eden para assistir. Mas antes, confiram, o trailer do anime, a abertura e o encerramento!

Assista ao trailer!

Abertura – Falling Down – Oasis

Encerramento – Futuristic Imagination – School Food Punishment

Onde baixar Higashi no Eden em Português/BR

Por torrent, você pode baixar pelo fansuber MDAN (Mansão dos Animes), mas não se esqueça que precisa se cadastrar para poder fazer o download do torrent.

 Fansuber MDAN! 

Agora, se quer baixar com uma qualidade menor e sem se cadastrar, você pode acessar o site anbient que disponibiliza várias opções de download e também em vários formatos. 

O que? Está sem espaço no HD e quer assistir mesmo assim, é fácil, fácil! É só assistir on-line pelo site extremeonlinebr.