ANIME: GINTAMA

2

 

Número de episódios: Primeira temporada: 201 (2010), Segunda temporada: 51 (2011), Terceira temporada: ? (2012)
Gênero: Ação, Comédia, Paródia, Samurai, Sci-Fi, Shounen.
Faixa etária: Maiores de 13 anos

Gintama (Silver Soul nos States) é um anime que não me deu muito ânimo de ver logo de início. Não sei vocês, mas eu morro de preguiça de começar algo que tem mais de 200 episódios. Só que como era um anime de comédia repleto de paródias, resolvi dar uma chance. No momento estou no episódio de número 47 e pretendo assistir ao resto.

O anime se passa na era Edo. Ai você me fala: ok, é um anime de comédia com samurais…?! É, mas aconteceu algo totalmente imprevisto: a Terra foi tomada por alienígenas, os Amantos. Então temos samurais sim, roupas comuns da Era Edo, mas também temos a tecnologia que os alienígenas ajudaram a trazer bem mais cedo, como automóveis, televisão, etc, além é claro dos próprios aliens.

Como personagem principal temos o Gintoki, ou Gin-san, um samurai agora inútil (como todo o resto) que abre uma “empresa” faz-tudo, mas como ele é completamente preguiçoso e não tá nem aí pra nada, os trabalhos sempre são executados de forma totalmente inapropriada.

Ele tem a ajuda do Shinpachi, um jovem samurai que quer reabrir o doujo do pai e Kagura, uma amanto do clã Yato que é super forte e consegue causar mais destruição do que Gin-san e Shinpachi juntos. Ao longo do anime novos personagens surgem, como Sadaharu, um cão enorme com uma personalidade parecida com a de Kagura.

Além das coisas sem noção que podem aparecer em um Japão feudal modernizado, Gintama faz paródias a vários animes e programas de TV, o que já me fez rir bastante, ou me confundiu, quando eu não conheço o anime em questão. Abaixo um vídeo em que o anime faz referência a Cavaleiros do Zodíaco.

Tem episódios em Gintama que acontecem tantas coisas sem noção que você ri o tempo todo, já em outros episódios, eles fazem referência a animes, programas e séries que não conheço então fico o episódio inteiro falando: Hã?! Por mais que tenham notas explicando a referência, é bem melhor quando você já sabe o que está acontecendo. Mas não fiquem decepcionados, isso acontece muito pouco – lembro de uns 5 episódios no máximo até agora em que eu não entendi absolutamente nada.

Tem alguns episódios sérios também – que pretendem ser – onde as histórias dos personagens são reveladas, mas nunca tudo é seriedade nesse anime.

Eu queria muito, mas muito mesmo dar cinco selos para Gintama. Ele só leva quatro por aquilo que falei, de algumas referências não terem sentido para nós perdendo completamente a graça. É um anime que recomendo para quem gosta de comédia e nonsense.

NOTA:

Primeira abertura e encerramento de Gintama:

Cena bônus:

Abaixo um vídeo com uma cena totalmente “lol” em um episódio. Está em inglês, mas quem conhece um pouquinho da língua já entende: