Acho ótimo um livro infanto-juvenil inteligente. Aqueles em que não consideram as crianças idiotas e mostram cenas de terror, morte e tristeza. Gostei bastante de Ladrão de Olhos exatamente por isso.
Conhecemos Peter Nimble, um garoto cego. Ele foi encontrado no mar por alguns marujos bêbados e logo ficou claro que corvos haviam comido seus olhos. Porém Peter não é o tipo de garoto que ficamos com pena, acontece que ele é o maior ladrão de todos os tempos!
“Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. Crianças que não enxergam possuem um olfato incrível e podem dizer o que há atrás de uma porta trancada mesmo a metros de distância.”
Pg. 9
Peter Nimble sempre viveu roubando as coisas que precisava para sobreviver. Até que um dia um homem, Sr. Seamus, vê como o garoto pode lhe dar lucros e o engana, dizendo que ele será adotado, viverá numa casa enorme com um cachorro bonzinho. É claro que era tudo mentira. Peter é trancafiado em um porão durante todos os dias – vigiado por Killer, o cachorro que não tem nada de bonzinho – e é obrigado a sair à noite para roubar dos cidadãos. Ele realiza essa tarefa com proeza todos os dias, mas não gosta do que faz.

Até que, em um dia chuvoso, Peter está tendo dificuldades para roubar – não há pessoas nas ruas – quando encontra um aglomerado de cidadãos em volta de um caixeiro viajante. O vendedor está mostrando vários itens curiosos para os moradores e os distraindo para a felicidade de Peter. Porém, o caixeiro parece ler pensamentos… chama Peter para ser voluntário na demonstração de um produto. É tudo enganação, mas o garoto entra no jogo do vendedor e convence os moradores. Peter percebe enquanto está ao lado do caixeiro que sua carruagem carrega coisas incríveis. São tantos cheiros diferentes! O que mais atrai Peter é que a carruagem é lotada de cadeados o que para ele é um grande desafio que pede para ser quebrado. Para total alegria de Peter, o vendedor diz que quer tomar uma bebida e o deixa encarregado de vigiar a carruagem. É claro que Peter aproveita essa oportunidade: abre todos os cadeados e rouba uma caixa curiosa.
Chegando no porão do Sr. Seamus e abrindo a caixa Peter descobre que roubou olhos. Isso mesmo, olhos. Três pares deles.

Os olhos são mágicos e ao experimentar um par, Peter é transportado para uma ilha onde vive o Professor Cake. A ilha onde ele mora é o lugar onde todos os mares acabam e assim, todas as coisas que foram jogadas no oceano acabam caindo ali. O Professor Cake recebe várias garrafas com mensagens de socorro dentro, algumas chegam tarde demais, mas outras ainda podem ser ajudadas. O Professor manda Peter para uma missão: ajudar a pessoa que enviou a mensagem em uma dessas garrafas.
“Reis há de sobra; príncipes, nem tanto.
Os corvos se dissiparam e o mar recuou seu manto.
Só um estranho aliviará nosso coração,
Mas a treva reinará, a menos que ele seja…”
Pg. 73
Peter Nimble então parte com Sir Tode – um cavaleiro amaldiçoado que é uma mistura de homem, cavalo e gato – a procura do que acreditam ser o Reino Desaparecido. O que Peter não sabe é que a viagem faz parte de seu destino.

O que mais me cativou em Ladrão de Olhos foi a mistura de aventura, horror e humor. Algumas partes são engraçadas e irônicas e outras você fica receoso com o que vem a seguir.
Quando chega em certa parte do livro, você já adivinha o final, mas isso não atrapalhou em nada a leitura. A narrativa de Jonathan é muito gostosa e você fica ávido por mais. E isso é uma coisa que me deixou triste. Eu gostaria de ler mais histórias de Peter Nimble.
A edição da Leya tem páginas acinzentadas – o que acho melhor do que branco – e uma letra de bom tamanho. No começo de cada capítulo há uma pequena imagem, como as que coloquei ao longo do post.
Como vocês podem ver, Peter Nimble me conquistou e leva cinco selos cabulosos.
NOTA:
BOOKTRAILER:
Nome original: Peter Nimble and his fantastic eyes
Editora: Leya
Autor: Jonatham Auxier
Origem: Estrangeira
Ano: 2011
ISBN: 978-85-8044-270-0
Número de paginas: 424
Skoob
Então, ficou interessado em Ladrão de Olhos – As Aventuras de Peter Nimble? Que tal ganhar um exemplar? Isso mesmo! Promoção!
Regras:
- Curtir a página do Leitor Cabuloso no Facebook
- Seguir a editora Leya no Twitter
- Seguir o Leitor Cabuloso no Twitter
- Comentar neste post sobre a resenha (somente serão aceitos comentários válidos, com opiniões e expectativas sobre a obra, comentários como: ADOREI! e PARTICIPANDO! Não são válidos.)
- Twittar a frase (pode ser feito 1x por dia)
- O vencedor terá o prazo de 48h para responder o email enviado, caso não o faça outro ganhador será selecionado.
Boa sorte!




![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


