ATENÇÃO: A parte em vermelho contém SPOILERS do primeiro livro.
No Guia do Mochileiro das Galáxias conhecemos Arthur, terráqueo agora sem lar, que viaja com o mochileiro Ford, o ex-presidente Zaphod e outra terráquea – a última – na nave Coração de Ouro, visitando vários planetas – muitos deles por acidente.
Arthur descobre que a Terra era na verdade um experimento feito pelos ratos (!) para descobrir a resposta da questão da vida o Universo e tudo o mais. Constroem então um super computador para encontrar a resposta. Ele demora alguns milhões de anos para dar a resposta que é: quarenta e dois. Descobre-se então que é necessário encontrar a pergunta para a resposta.
Em O Restaurante no Fim do Universo a viagem continua. O lugar que dá título ao livro é onde os clientes sentam-se para degustar uma boa refeição enquanto apreciam o fim do universo.
Depois de saírem do restaurante, roubam uma nave em um momento ruim e usam o teleporte constante na nave para escapar de uma situação bastante desesperadora.
Como o teleporte não tinha nenhum controle, Arthur e Ford acabam em uma nave enorme onde o capitão toma banho há três anos e abriga milhões de corpos congelados esperando um planeta para finalmente acordarem. Com a ajuda de Ford eles aterrissam em um planeta muito agradável onde acabam descobrindo que viajaram para o passado e que Arthur conhece o tal planeta…
Por mais incrível que pareça, achei esse segundo volume mais divertido que o primeiro.
A vaca no restaurante oferecendo partes de seu corpo e depois dizendo que iria se matar com bastante humanidade, as pessoas na nave que encontra o planeta agradável e como suas decisões ridículas irão decidir o futuro da humanidade… tudo isso torna o livro hilário.
Conversando com algumas pessoas, soube que muitas começam a ler a série e desanimam. Acredito que isso se deve a algumas partes do livro que possuem uma leitura mais cansativa, porém é algo bem passageiro. Experimentem continuar e tirem suas conclusões.
NOTA:
Ficha Técnica:
Nome original: The Restaurant at the End of the Universe
Editora: Sextante
Autor: Douglas Adams
Origem: Estrangeira
Ano: 2010
ISBN: 978-85-99296-95-0
Número de páginas: 173
Skoob




![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


