MANGÁ: “MONSTER” DE NAOKI URASAWA

2

Quando comprei o primeiro exemplar de Monster, não tinha intenção de fazer um post sobre mangá, maaas hoje comprei o segundo volume, que me deixou empolgadíssima e tenho que apresentar para vocês.

A Panini Comics lançou Monster no mês passado no valor de R$ 10,90 com a distribuição Bimestral, mas esse mês tivemos uma surpresa e por algum motivo o volume 2 já está nas bancas.

Vou falar aqui a história do mangá, então especificamente do volume 1. Se ficarem interessados e não encontrarem nas bancas – aqui na minha cidade ainda tem – você pode comprá-lo no site da Panini pelo mesmo valor – mas aí tem o frete.

Capa do primeiro volume

Conhecemos o Doutor Tenma. Um médico japonês renomado que exerce sua profissão na Alemanha. Ele é chefe dos neuro-cirurgiões no famoso Hospital Memorial Eisler de Düsseldorf, é elogiado por todos, é o preferido do diretor-geral e é noivo da filha do mesmo. Só que o diretor-geral, Doutor Heinemann, coordena os pacientes, a ordem de atendimento, de acordo com seus interesses. Se há um político ou uma pessoa importante doente e outro paciente que é um civil comum, mesmo que esse último tenha chegado primeiro, o direitor ordena que o político seja operado na frente. É isso que vemos no início do mangá: um tenor sofre um acidente vascular cerebral e é operado na frente de um operário turco. A operação é realizada por Tenma a pedido do diretor.O operário turco falece. A esposa, revoltada cobra do doutor Tenma uma explicação.

Pg 22

Tenma, que aceitava o diretor anunciar a emprensa os sucessos das cirurgias como se fossem dele e até pegar suas teses para publicar em seu nome, começa a entender como o hospital funciona. Sente remorso pela morte do operário e irá conversar com sua noiva quando a resposta dela lhe mostra como o diretor e sua filha pensam.

Pg 27

Naquela mesma noite, uma tragédia acontece: um casal é assassinado e sobrevivem somente a filha e filho do casal – gêmeos. A menina está em estado do choque e o garoto foi baleado na cabeça e sobreviveu, mas precisa de uma cirurgia urgente.

Pg 33

Doutor Tenma se prepara para a cirurgia, mas adivinhem! O diretor liga dizendo que ele precisa operar o prefeito que “prometeu um aumento na verba destinada ao hospital e não pode morrer”. Tenma vai contra a ordem do diretor e opera o garoto. O prefeito falece, o menino sobrevive. Só que há algum fato estranho com relação aos dois. A garota só diz: Mate… E quando o garoto finalmente acorda e é colocado de frente a irmã, ela desmaia e ele:

Pg 104

A partir daí a vida de Tenma vira uma merda. Ele é retirado do posto de chefe-cirurgião, continua trabalhando no hospital, mas com horário dobrado e a filha do diretor o larga e já corre atrás do homem que ocupou seu cargo – sim, uma vadia.

Tudo muda quando dois fatos totalmente inesperados acontecem: o casal de gêmeos desaparece e o diretor, juntamente com alguns cabeças do hospital, morrem.

A partir daqui quero que vocês descubram o que acontece no mangá, mas é algo incrível. Uma história ótima, com muito suspense que merece ser lida.

Desculpem se eu exagerei nas imagens – e na qualidade das mesmas, já que foram tiradas com meu celular – mas eu queria mostrar a vocês o traço do mangá. Ele é diferente do que normalmente vemos, é mais realista, dando mais ênfase a uma história que não usa fantasia.

O segundo mangá, como comentei é ainda mais arrebatador que o primeiro.

Monster também tem anime, com 74 episódios, mas que ainda não vi e não pretendo ver até o término do mangá.

E então, ficaram curiosos com Monster? Pra quem é fã de uma boa história de suspense e mistério a opção é correr pra banca!