RESENHA: “ESTILHAÇA-ME” DA TAHEREH MAFI + PROMOÇÃO!

30
A belíssima capa de ESTILHAÇA-ME

Olá Ouvintes Leitores! Já escutaram por ai aquela velha frase que “qualquer semelhança é mera coincidência”? A escritora Tahereh Mafi leva isto ao pé da letra em “ESTILHAÇA-ME”. Mas como assim Serena? Ora leitores, com uma personagem que tem o poder de tocar em qualquer ser vivo e sugar sua energia até matar, além de possui uma força sobre-humana, traz à memória de qualquer fã de quadrinhos americanos a personagem Vampira dos X-MEN. Confesso que foi impossível ler esta distopia e não comparar alguns dos elementos incorporados pela autora com os mutantes da MARVEL COMICS.

Antes de destrinchar um pouco mais estas singularidades, vou contar como é o mundo distópico criado pela Tahereh Mafi e lançado este ano pela Editora Novo Conceito.

A belíssima capa de ESTILHAÇA-ME

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219909
Ano: 2012
Páginas: 304

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada.

O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

No mundo onde a humanidade foi dominada por uma fação chamada O Restabelecimento, que comanda com punho de ferro as sobras da humanidade, descartando ou aprisionando tudo que é diferente e fora dos padrões de perfeição estabelecida por eles, Juliette com seus poderes incomuns não escapou da tirania deste novo governo. Aprisionada no isolamento para ser estudada há 264 dias, ela recebe um novo companheiro de sela, Adam, um jovem que parece despertar sentimentos nunca antes sentidos por Juliette.

Ok, agora você deve esta se perguntando onde está a similaridade com os quadrinhos dos mutantes. No início, realmente a única semelhança de “ESTILHAÇA-ME” com o mundo dos comics da MARVEL é a sua personagem principal, a Juliette, que possui poderes idênticos a da Vampira, no entanto, ao decorrer da leitura as igualdades vão ficando mais fortes. Tão fortes, que chego a conclusão que “ESTILHAÇA-ME” provavelmente é um crossover de X-MEN. O que eu quero dizer com isto? Que Tahereh Mafi fez apenas uma fanficition romântica dos mutantes num mundo alternativo, pois não existe nenhum elemento incorporado na sua história que você não vai achar nos quadrinhos americanos.

Até o romance onde a autora poderia ter arriscado algo novo, cai no corriqueiro. Adam é o típico mocinho lindo, musculoso e perfeito. Tão perfeito quanto à própria Juliette que possui um senso de justiça e bondade quase divinos. Já o personagem Warner que parece ser o único protagonista realmente interessante desta trilogia, pois sendo o oposto de Adam e o aparente vilão da trama, não consegue ganhar do previsível romance entre o Adam e a Juliette que a autora preferiu trabalhar.

O único ponto que realmente pode impressionar o leitor é a deliciosa narrativa da Tahereh Mafi, que possui uma escrita bastante lírica, cheia de alegorias, onde as palavras possuem intensidade, cor e cheiro.

Por isso, “ESTILHAÇA-ME” vai levar apenas três selinhos cabulosos, pontuação que chegou tão somente a esta classificação, pela escrita da autora, pois se Tahereh Mafi continuar sem ousar em sua estória, usando sempre o trivial e o corriqueiro, não conseguirá, pelo menos para mim, fazer com que permaneça lendo sua trilogia.

No entanto, aconselho claro, aos Leitores Cabulosos que se arrisquem neste livro e tirarem suas próprias conclusões. Boa leitura a todos!

NOTA:

Avaliação: FODINHA!!!

Book trailer de “ESTILHAÇA-ME”!

Agora que você já leu minha resenha e deve estar querendo tirar suas próprias conclusões sobre este livro, confiram a promoção e siga as regrinhas!

PROMOÇÃO!!!

REGRAS!!!

Se você quer ganhar este maravilhoso Kit de ESTILHAÇA-ME da Editora Novo Conceito basta seguir as tradicionais regras do site:

  • Seguir o twitter do Leitor Cabuloso (@cabulosocast)
  • Dar um “curtir” no facebook do Leitor Cabuloso (como mostra a imagem abaixo)

  • Escrever um comentário RELEVANTE na resenha deste livro e deixar o seu e-mail.
  • A promoção vai de hoje (15/06) e termina no dia (15/07).

Boa sorte!!!