[Resenha] Noite sem fim do Roberto Campos Pellanda

0
Desde o primeiro contato com o livro, me interessei. Só a sinopse já me deixou curiosa. Posso dizer que o livro me surpreendeu. Foi melhor do que imaginava e com certeza um dos melhores lidos este ano.

No começo da leitura somos recheados com mistérios. Conhecemos Martin, um garoto de quatorze anos, morador da Vila. Na Vila sempre foi noite, sempre é noite. Ela é cheia de lampiões que brilham e iluminam as ruas constantemente. A Vila é subjugada pelos Anciãos. Eles que a governam e a Lei Anciã deve ser seguida à risca. Uma das leis é que a cada seis meses um navio deve partir para o além-mar. Ele nunca retorna. Martin agora é órfão porque seu pai partiu no último navio. Ele está cercado de dúvidas: por que um navio deve partir? Por que ele nunca retorna? O que há no Além-Mar?

Ele divide essas dúvidas com seu melhor amigo, Omar, um apaixonado pelos livros. Decidem perguntar com cuidado para alguém discreto sobre Cristóvão, o pai de Martin. Maya, amiga dos dois e a paixão de Martin, os ajuda a descobrir a pessoa correta. Martin então acaba descobrindo que seu pai teve grande importância na Vila, ele, juntamente com um amigo, montaram uma editora e publicavam livros dos moradores. Livros incríveis. Tanto que foram proibidos pelos Anciãos. Martin e seus amigos decidem então criar um clube de leitura, onde o tema dos livros são coisas que nem imaginavam.

Não só a história do livro é boa e nos prende a cada letra, os elementos nela são muito bem construídos. Um deles que gostei bastante foram as morfélias. Elas são uma espécie de serventes. Sempre mulheres rechonchudas, muito parecidas. Elas que ensinam as crianças a ler e escrever. Elas só respondem o necessário, o óbvio e ficam confusas quando algo não é feito na lógica comum. Há também o canhoneiro, sempre sentado em uma grande cadeira de madeira com um canhão voltado para o mar, os Capacetes Escuros, a polícia da Vila. Todos esses elementos deixam a leitura ainda mais gostosa e interessante.

Noite sem Fim é um livro escrito por alguém apaixonado por livros. Vemos isso conforme avançamos na história. Os livros proibidos, o clube da leitura secreto, tudo isso mostrando como a leitura pode (e é) importante para nós. Omar, amigo de Martin é apaixonado pelos livros, Maya, paixão de Martin, é filha do livreiro. Em cada parte vemos o amor pelos livros aparente e quem também sente o mesmo amor delicia-se com cada um desses aspectos.

Noite sem Fim é o primeiro livro de uma série. O final é surpreendente e me deixou muito curiosa e ansiosa para o próximo volume.

Se você é apaixonado por livros, se eles fazem parte da sua vida e tem certeza de que são muito importantes nela, Noite sem Fim com certeza alimentará essa paixão. Super recomendado.

Ficha Técnica:

noite-sem-fim-capaEditora Tarja Editorial

Autor: Roberto Campos Pellanda

Origem: Brasileira

Ano: 2011

ISBN: 978-85-61541-41-5

Número de páginas: 299

Skoob