“Quem cede a sua liberdade essencial em troca de um pouco de segurança temporária, não merece nem liberdade nem segurança.”
Benjamin Franklin – Frase exposta em O Documento R
Os Estados Unidos estão em uma crise criminal enorme. Há assassinatos, assaltos, até ataques à Casa Branca já ocorreram, feitos pelos próprios americanos.
Diante disso, o diretor do FBI, Vernon T. Tynan cria a Emenda 35 e a expõe ao presidente, que concorda ser a única solução. A Emenda 35 diz que, durante uma emergência nacional, que põe em risco a nação, a Declaração de Direitos pode vir ao chão, podendo o governo utilizar de todas as maneiras possíveis de acabar com o estado de emergência. Após solucionada, a Declaração de Direitos entra em vigor novamente. Parece exagerado demais, mas não vêem outra solução para o problema. A estatística de crimes cresce a cada dia.
Para fazer a Emenda ser lei, precisam da votação dos estados e se a maioria concordar, ela é aprovada.
Algumas pessoas não concordam com a Emenda e outras não sabem o que pensar. Uma delas é o Procurador-Geral dos EUA, Chris Collins. Ele acha a medida um tanto exagerada, que poderiam sim obter outras maneiras, mas confia no seu presidente e concorda parcialmente com a Emenda. Até que é chamado urgentemente para ver o Coronel Baxter no hospital. Baxter era o Procurador-Geral antes de Chris e estava em um estado de coma há algumas semanas. Infelizmente, Chris chega tarde demais e não pode ouvir a mensagem de Baxter. Porém, antes de morrer, ele se confessou ao padre e disse algo a respeito de um documento chamado Documento R, algo muito importante… e perigoso.
“Foi a 35… O Documento R… perigo… muito perigoso… Deve ser desmascarado a todo custo… O Documento R é…” – Pg. 80
Chris encabulado começa a pesquisar sobre o tal documento e acaba descobrindo uma grande conspiração que põe não só a sua vida em risco, mas a de todo o país.
O livro é muito interessante. Para quem não sabe o que é a Declaração de Direitos – só fui saber exatamente o que era lendo o livro – o livro nos expõe o que ela protege e como seria o país caso ela morresse:
A Emenda 1ª assegura liberdade de religião, de imprensa e de palavra, bem como os direitos de reunião e petição. O que aconteceria se isso acabasse? Existiria somente uma igreja e somente uma religião. Você seria obrigado a ir naquele local ou em nenhum. Existiria somente um jornal que publicaria somente o que o governo autorizasse. A televisão poderia transmitir só o que o governo assumisse como apropriado. Estações de rádio também seriam monitoradas. Falar mal do governo ou do que ele protege está fora de questão, você seria preso se o denunciassem. Isso entre outras coisas…
A Emenda 2ª dá ao cidadão o direito de possuir armas, a 3ª diz que nenhum soldado pode ser pego numa residência particular sem o consentimento do proprietário, a 4ª dá às pessoas o direito de viver a salvo de buscas absurdas e arbitrárias… Acho que já deu para entender como seria um país onde esses direitos não fossem existentes.
Então, o crime certamente acabaria e com ele, a liberdade.
A luta de Chris é constante durante todo o livro para fazer valer esses direitos e acabar de vez com a 35, o que não é fácil.
O livro é menos complexo – e menor – do que o último de Wallace que li – Os Sete Minutos. Porém o suspense que o livro carrega não é menor, há também frustrações que nos dão muita raiva…
A história em si me fez pensar bastante no crescente caso de censura que podemos ver na internet. É claro que é bem diferente do que aconteceria em um país, mas nos dá uma noção do grande buraco que a censura nos causa. Devorei o livro em poucos dias, a leitura é fácil e nos prende. Só achei que algumas coisas foram solucionadas fáceis demais, gostaria que os mocinhos sofressem mais um pouco hahaha, mas isso não tira o prazer da leitura em momento algum. Leiam O Documento R e dêem suas opiniões.
NOTA:
Ficha Técnica:
Editora: Record
Autor: Irving Wallace
Origem: Estrangeira
Título original: The R Document
Ano: 1976
Número de páginas: 297
Skoob


![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


