FILME: “ANÔNIMO” DISCUTE A IDENTIDADE DE SHAKESPEARE

10
Anônimo, pôster
Anônimo, pôster

Como Homero, William Shakespeare é considerado um dos grandes autores da literatura universal e igual aquele existem um cem número de teóricos que contestam a legitimidade da produção shakesperiana. O principal argumento que motiva essas especulações é fato de não haver dados suficientes sobre a vida deste dramaturgo inglês. O que leva muitos a imaginar que ele não seja o real autor por trás de obras como Rei Lear, Romeu e Julieta, Hamelt, Otelo…

Conde Edward de Vere, seria ele o verdadeiro Shakespeare?

E foi com base nisto que o diretor Roland Emmerich (Independenc Day, O dia Depois de Amanhã, 2012), leva as telonas o filme Anônimo e defende a tese de que o real autor por trás das obras Shakespeare seria o Conde Edward de Vere. E por que Vere? Existem 3 hipoteses bem fundamentadas que o tornam o número 1 na lista dos teóricos:

  1. Na época de Shakespeare, havia um grande tabu quando a nobres escreverem peças teatrais comerciais (que era o que o dramaturgo inglês fazia);
  2. Por morar na corte inglesa Vere poderia parodiar os nobres da sua época em sofrer represálias. Como uma das principais características de Shakespeare seria narrativizar a vida da nobreza. O que para alguém advindo de origem humilde não seria fácil;
  3. Vários sontes são dirigidos a uma provável amante e nada melhor do que um pseudônimo para evitar determinados constragimentos uma época tão púdica (mesmo que velada).

Contudo não nego que ao assistir ao trailer fiquei bastante curioso para ver a trama do filme que aparentemente parece estar bem interessante. E gostaria de deixar bem claro aos leitores do site que não corroboro com as afirmações, pois vejo sempre uma boa dose de preconceito envolta nos argumentos contra-shakesperianos.

Assista ao trailer: