[Resenha] Um amor para recordar do Nicholas Sparks

5
Capa de “UM AMOR PARA RECORDAR”

Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente.

Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua.

Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não é por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…

Olá queridos ouvintes/leitores, mais uma vez obrigada por prestigiar nosso querido Leitor Cabuloso e obrigada, principalmente, por me prestigiar lendo minha resenha. É com muito carinho que venho para falar desta que é uma das mais belas histórias de amor da atualidade, em minha opinião, e espero que alguém concorde comigo. Nicholas Sparks é o autor de Um Amor pra Recordar, lançado no Brasil pela Editora Novo Conceito que, por sua vez, foi muito feliz na escolha da diagramação e da capa deste trabalho, está realmente muito bem feito. Quanto ao livro em si..

Quando peguei esse livro para ler, imaginei que ele não iria me surpreender que nada na história iria ser surpresa, mas, não foi o que aconteceu. O livro é de uma sensibilidade surpreendente, com descrições simples de tudo o que está acontecendo com o personagem principal e é isso que é mais legal no livro, a história é contada do ponto de vista de um homem e do que ele realmente sentia em relação à uma mulher, coisa que é difícil ver hoje em dia onde as descrições de amor e sentimentos dos homens são extremamente masculinizadas, como se a masculinidade não permitisse o desenvolvimento do mais puro amor e de toda as suas fraquezas, de todos os seus entorpecimentos e suas suscetibilidades. Neste livro a visão de Landon Carter (personagem principal) em relação a Jamie Sullivan, vai sendo modificada com o decorrer da história começando com a pena, frustração, raiva, admiração e amor, tudo de uma maneira sequencial e bem definida nada de piscar os olhos e nossa estou amando!!! Este é um livro em que não há um momento único de comoção, ele é encantador e comovente do começo ao fim, mas, não digo apenas em relação ao amor em si, mas, ao que o personagem comenta que ele fez em sua vida e na de todos que conheceram o casal.

No filme muitas coisas são diferentes, Jamie participava de grupos estudantis, dava reforço, participava de corais, não vivia lendo a bíblia (porém era muito religiosa) e sentia raiva em alguns momentos, no livro Jamie nunca (nunca mesmo) largava a bíblia dela, sempre a estava lendo, nunca saía de casa, a não ser que fosse para ir ao orfanato ou à igreja (além da escola, claro) e jamais sentia raiva (lógico, na visão de Cater), sempre aceitava as coisas procurando o lado bom de tudo até quando a prejudicava. E era isso que irritava Carter no começo da história deles, mas que também fez com que ele se apaixonasse por ela. Carter, por sua vez, no filme, era um total bady boy, mauricinho e popular que desprezava Jamie mesmo precisando dela, no livro nada disso aconteceu, certo ele tinha vergonha dela no começo, mas nada muito grave, ele nunca foi popular porém era o mais rico da escola e tudo que ele fez por Jamie foi dentro das regras do pai dela (nada de passar a noite fora de casa procurando estrelas). Em fim, todos os dois, livro e filme, são lindos porém, o livro tem uma visão mais restrita da história, já o filme tem uma pequena amplificação com cenas de Jamie e seu pai, onde ela fala o que sente por Carter e ele não aceita.

O que mais eu posso dizer desse livro não sei, só o que posso é divulgar para todos que gostam de livros de romance e principalmente para quem gosta das histórias de Nicholas Sparks, que, em minha opinião, está de parabéns com esta história. De um a cinco, fico com o cinco pelo fato de que tudo foi voltado para a situação e para a vida em que Jamie fora acostumada. O amor fez Carter se acostumar á uma vida de privações por ela e isso foi lindo. Bem queridos leitores espero sinceramente que vocês gostem do livro tanto quanto eu e que percebam as sutilezas dele assim como eu percebi, por isso, bom divertimento.

Nota:

05-selos-cabulosos