RESENHA: CREPÚSCULO DE STEPHENIE MEYER

0
Crepúsculo, capa

Não isto não é um review de uma antiga resenha nossa, a verdade é que eu não tinha lido o 1ºlivro dos vampiros da  tia Stephenie Meyer; o que foi bom, pois pude ler sem os fã freaks ou os odiadores freaks da obra. Outro fator positivo de minha leitura é que Serena (minha irmã) havia dito ser um romance (não enquanto gênero, mas como conteúdo).  O livro foi lançado no Brasil em março de 2003 pela editora Intrinseca (que publicou toda a saga).

Sinopse:

Crepúsculo conta a história de Isabella Swan, uma garota que vivia com a mãe e seu novo namorado Phil, mas por ele ser um jogador e viajar constantemente sua mãe tinha passava ora com um ora com outro, por ver sua mãe sofrendo quando estava longe de Phil, Bella decide morar com o pai em Forks (uma cidade que ela odeia, pois chove o ano todo, muito diferente do costumeiro calor de Phoenix).

Recém chegada, percebe que sua vinda era aguardada já que todos em sua nova escola pareciam saber quem era. Sem muitas espectativas, Bella começa a si enturmar. Mas, eis que surge a família Cullen: um grupo formado por cinco jovens de beleza ímpar que sempre ficam distantes dos outros, tudo poderia ter parado neste primeiro contato, mas ela encontra um dos Cullen na aula de biologia: Edward. As impressões negativas a respeito da família Cullen apenas se concretizaram naquela aula. Bella reparara que Edward não parecia confortável ao seu lado saindo da sala assim que toca para a próxima aula. Para incompreensão total, Bella, decobre minutos depois que ele deseja transferir-se da turma. E para piorar durante uma semana ele se ausentou do colégio impedindo que ela o confrontasse.

Uma semana depois ela o encontra na mesma aula de biologia e diferente do primeiro encontro Edward parece mais calmo e cortez. Desde então Bella e Edward passam a conversar constantemente e si tornam amigos apesar dos avisos constantes de Edward sobre o perigo daquela amizade.

Bella odiava Forks pelas chuvas constantes, mas algo que ela odiava ainda mais era neve, já que era descordenada e vivia caindo e tropeçando, o que dizer então de metros de piso congelado. E foi em um dia assim, quando estava observando os pneus de sua picape aos quais Charlie (seu pai) havia posto correntes para não deslizar que ao som de freios ela percebe a van de Tyler desgovernada avançando contra ela, segundos antes ela vira Edward do outro lado do estacionamento próximo ao carro dele, por isso as dúvidas dela quando antes do carro se chocar como Edward Cullen aparecera ao seu lado e como usara o ombro para impedir o impacto? Quem seria ele? De onde viria tamanha força? Essa intrigante pergunta levaria Bella a fazer escolhas que a fariam decobrir que seu salvador é um vampiro (…)

Existem muitos motivos que me fizeram ler Crepúsculo e, felizmente ou infelizmente, não foram os motivos que me levariam a ler qualquer outra obra, mas o principal motivo era curiosidade, sim! Eu queria compreender por que tantas pessoas falavam (bem e mal) deste livro. Posso confessar que o livro não me surpreendeu. O enredo é focado estritamente na relação entre Bella e Edward, portanto este não é um livro de aventura e sim um romance, mas para que se goste dele é preciso estar ciente disso. Por isso, afirmo categoricamente que gostei de ler Crespúsculo não foi uma “perda de tempo”. Por quê? Simples quem já amou (não falo nada carnal) quem já sentiu o toque da paixão sabe muito bem o que a protagonista sente. A sensação de se sentir inferior perto do ser amado é comum no início do relacionamento para muitos, daí é fácil saber o que Isabella Swan sente e passa.

Stephenie Meyer, autora

O livro não possui ação, mas isto não torna sua leitura enfadonha. Stephenie Meyer consegue muito bem conduzir o casal sem transformar isso em pieguisse e amor “mel com açúcar” o que contrapõe a uma das primeiras críticas que ouvi a respeito da obra dela: “Stephenie Meyer escreve mal”. Como assim? Que fragmento prova isso? A leitura é fluída e uniforme. Não existem mudanças em sua maneira de narrar, ela desenvolve muito bem o relaciomento proibido e faz isso com maestria, pois, repito, a obra não possui cenas de ação o que torna ainda mais difícil escrever uma história de amor nos tempos de hoje de uma forma tão encantadora quanto ela o faz.

Outra crítica: “A escrita da autora é superficial”. O romance é narrado em 1ª pessoa, quem conta toda a história é a Bella. Isto é uma escolha e como toda a escolha possui pontos positivos e negativos. Narrar em 1ª pessoa implica se aprofundar em um personagem, perde-se o foco dos demais, mas repito, isto é uma conseqüência desse tipo de narração. Narrar em 3ª pessoa também tem pontos fracos: apesar de sabermos tudo de todos os personagens se aprofundar é complidado e ai sim fica-se um pouco superficial. Logo, a escolha do foco narrativo transforma o livro num mergulho psicológico sobre Isabella Swan. Sabemos toda a angústia e aflição que essa nova experiência (o amor de Edward) lhe traz.

Portanto, gostei de ler Crepúsculo, mas não é o meu tipo de literatura predileto. Vou assistir aos filmes para concluir a saga, não tenho interesse em ler os demais livros, mas não significa que é ruim, apenas, como disse, não faz meu gênero e como tenho outras leituras e pouco tempo para ler… Sendo que acho imprecindível que todos leiam antes de sair por ai falando e dando opiniões baseado em “boatos” e no filme que é bom, mas não passa as peculiaridades e as sutilezas que o livro transmite. É um bom livro e Stephenie Meyer está recebendo os louros por merecimento.

Há um hotsite feito pela editora lá você encontrará muitas informações. Para acessar clique aqui.

Papel de parede

Assista ao trailer do filme:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=LV4iWdvweMo&w=640&h=390]