RESENHA: BLUE BLOODS, OS VAMPIROS DE SANGUE AZUL DA MELISSA DE LA CRUZ

0
A bela capa de "BLUE BLOODS"

Nos navios dos primeiros colonos que chegaram aos EUA havia um grupo de vampiros, os Blue Bloods, que alcançaram fama e fortuna na América. Mas na Manhattan dos dias de hoje o grupo enfrenta uma ameaça: os Silver Blood, que começam uma série de assassinatos que caberá a uma jovem Blue Blood investigar.

Olá Ouvintes-Leitores! Já ouviram falar de vampiros de sangue azul? Não? Então se prepare para os Blue Bloods!

Sim leitores, os dentuços chupadores de sangue da escritora Melissa de La Cruz possuem sangue azul, literalmente. Mas como não só de hemácias cianosadas vivem os vampiros, deixem-me contar um pouco sobre o enredo deste livro da Editora iD.

Melissa de La Cruz

Nas primeiras páginas, vocês vão perceber que o livro não possui apenas uma narradora mais sim, três vampiras como protagonistas. Algo bastante inusitado quando estamos acostumados a um narrador ou dois. Schuyler Van Alen, Bliss Llewellyn e Mimi Force são nossas três BLUE BLOODS, uma raça de vampiros para lá de poderosos, influentes e ricos que chegaram aos EUA em 1620 fugidos de algo que só iremos descobrir ao decorrer da leitura.

Agora, que elas são nosferatos não é nenhuma grande revelação para o leitor, pois é algo declarado desde o início da trama, Schuyler e Bliss, que não sabem do tal fato, e só descobrem depois,  não deixa o leitor-cabuloso surpreso, já que ficamos sabendo primeiro que as nossas próprias heroínas, ou seja, a autora não faz disso um mistério.

Vocês está entrando na Aria 51 de SPOILES! CUIDADO!

O real enigma da trama gira em torno da morte de uma estudante que foi encontrada sem nenhum pingo de sangue no corpo. Vampiros? Claro, além de que a tal estudante morta e chupada até a ultima gota era também uma filha da noite. Mas quem assassinaria outro vampiro e beberia do seu próprio sangue?

É isso que Schuyler ou Sky para os mais íntimos, quer saber. Sendo uma garota totalmente deslocada da escola, onde estudam os filhos dos grandes magnatas da terra do tio Sam, e vinda de uma família que um dia já fora bastante próspera e hoje está quase falida, não se sente realmente peça deste mundo de luxo e riqueza. E como azar é pouco, Sky vive em um casarão decrépito com sua avó autoritário, pois sua mão entrou em coma quando nascera e se pai havia morrido antes de vê-la nascer.

Após saber que a garota da sua escola foi morta na festa em que estava, junto com seu amigo Oliver a

Capa orginal de BLUE BLOODS

deixou bastante intrigada, além disso, a tal estudante fazia parte do círculo de amizade da fútil Mimi Forces e do seu irmão gêmeo, Jake Forces que desperta um novo sentimento em nossa personagem.

Resumindo este enredo, os acontecimentos vão se focar, ao decorrer da leitura, na descoberta de ser uma vampira, quem matou e está perseguindo os blue bloods, no romance principal de Sky e Jake e o mistério que envolve o coma da sua mãe.

A escritora Melissa de La Cruz realmente não surpreende neste primeiro livro da série os Vampiros de Manhattan, sua narrativa não é ruim, mas ao se deter em descrever marcas de roupas, celulares, bolsas e lugares, fazendo disso algo crucial na sua trama, o que não deveria ser, perde no ritmo da história. Além de não ajudar na visualização do vestiário, pois a maioria das marcas citadas são desconhecidos para os leigos que não vivem vidrados muito no mundo da moda. As vezes fiquei me perguntando quanto ela estava ganhando para falar tanto de supostas grifes famosas.

Capa do segundo livro da série "Masquerade"

As vezes Melissa de La Cruz parece complicar coisas que são bastante simples e se enrolar nas sua própria fantasia vampírica. Quando ela conta como são seus vampiros de sangue azul, ou seja, seres de luz e de sabedoria impar, fiquei-me perguntando se eles não eram elfos chupadores de sangue e não vampiros. Realmente parece algo forçado, a autora podia ter usado qualquer outro ser sobrenatural que se encaixaria sem muito problema em sua trama e não deixar a impressão que foram usados vampiros apenas porque eles vendem.

Outro agravante é a relação de Mimi e seu irmão gêmeo Jake, que apesar deles serem vampiros não minimiza a insinuação de incesto que existe embutida entre eles. Um assunto bastante delicado que me desagradou bastante em BLUE BLOODS.

Mas Serena o livro tem pontos positivos? Claro, meu caro Leitor-Cabuloso! Todo o livro tem seu ponto negativo e positivo e com BLUE BLOODS não seria diferente.

O trabalho feito pela nossa querida Editora iD é bastante competente, a capa nacional ficou linda, mais bonita que a americana ,ao meu ver,  e o trabalho de finalização que a editora teve com o livro foi excelente.

A narrativa da Melissa de La Cruz é bastante leve, perfeito para um público adolescente acostumado com os livros da séria Gossip Girl cheios de charme, moda e beleza. Dar para perceber que a  autora deve ter bebido muito desta fonte.

O final também é o pulo do gato da escritora, apesar do livro não ter me empolgado tanto, o desfecho realmente me deixou bastante curiosa para ler o próximo volume de série. Não que o final tenha algo supreendente, mas realmente ficamos curiosos para saber o que a escritora vai fazer em MASQUERADE, a continuação de BLUE BLOODS.

Então é isso gente, apesar dos pesares, recomendo sim BLUE BLOODS espero que vocês também leiam e digam o que acharam do livro!

Boa leitura para todos!

Ainda tem dúvida em ler BLUE BLOODS? Então assista  ao lindo Book Trailer!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Z1r-Tr0EG2Q&w=425&h=349]