O que é um podcast?

Símbolo dos podcast no iTunes

Se você tem um podcast este artigo não é do seu interesse. Não daremos dicas, não ensinaremos a utilizar o audacity, muito menos ensiná-los a ficarem famosos na podosfera (pois se o soubéssemos não teríamos feito uma leitura de e-mail’s a lá muro das lamentações no cast #06 “Aonde vai nosso $?“).

Este post é para aquelas pessoas que ouviram falar em podcast (ou nunca ouviu falar), mas deparou-se no cabulosocast com

Você pode baixar podcast pelo iTunes

nossa sessão de podcast e ao clicar foi surpreendido com um sons estranhos seguido de pessoas usando nicknames no lugar dos nomes próprios e deu pausa porque ficou com medo de enlouquecer. Calma! Se você achou isso loucura saiba que para começo de história não fomos nós que criamos os podcasts. A podosfera existe muito antes do Cabulosocast.

Um podcast equivale a uma rádio na internet. É uma definição muito contestada, mas como bem disse o Eduardo Salles do MetaCast essa comparação evita sustos. Mas, obviamente o podcast não é bem uma rádio, pois para acompanhar a sua programação você precisa sitonizar naquele horário determinado caso perca, bem…, perdeu! Já o podcast não! Você pode baixar a qualquer momento e ouvir a qualquer momento. O podcast geralmente é gravado por pessoas comuns como eu e você. Pessoas que não ocupam capas de revista e o mais próximo de ser famoso ou famosa que chegamos foi passar por detrás de um repórer enquanto ele grava o podcast expressa isso!

Com o advento da internet 2.0 a interatividade tornou-se a palavra chave. Se as mídias formais são restritas e impossibilitam a parcipação do ouvinte-telespectador; os podcast são construídos com interatividade pura! Não basta ouvir, tem que participar! Postar comentários, mandar e-mail’s apontando defeitos é bom para os podcasters (ou seja, quem faz podcast). O Nerdcast que foi o primeiro podcast que descobri, quase ou acaso, tem um momento chamado de “caneladas” uma sessão onde os fãs apontam os erros. O nosso CabulosoCast tem a sessão de Cagadas que inalguramos agora no cast número #06, isso é uma prova que o podcast não é uma mídia feita para uma elite ficar se vangloriando e enchendo a cabeça do ouvinte de informação, isso também! Mas, antes de tudo o podcast é feito para/por quem ouve.

Feed e podcast tudo a ver!

Aqui no nordeste não há muito podcast, no sudeste e no sul são milhares, as pencas! Por isso, resolvi escrever este texto, para que as pessoas que ainda não sabem o que é ou não tem paciência para ouvir ou somente ouvem saibam como interagir melhor. Já comentei várias vezes no CabulosoCast o hábito de ouvir um podcast novo sentar na frente do computador e mandar alguma mensagem. Mesmo que meu e-mail ou comentário não seja lido, para mim o importante é interagir com a podosfera, e isso serve para quem faz ou quem ouvi simplesmente.

Para aqueles que desejam saber conhecer outros podcasts fica a recomentação de quem ouvi 7 diferentes programas:

  1. NerdCast: como já disse foi o primeiro podcast que ouvi! É o melhor dentre os melhores. Alottoni e Azaghal, o anão fazem um programa muito divertido abordando diversos temas do mundo nerd. Vale mesmo a pena conferir.
  2. RapaduraCast: conheci através do NerdCast. Um podcast para falar de cinema. Fantástico! Comandado pelo Jurandir Filho e por Maurício Saldanha é uma ótima pedida para amantes da 7 arte!
  3. MetaCast: descobri no meu desespero para aperfeiçoar o CabulosoCast, já foi citado no cast #04 e cast #06. Dão dicas preciososas para quem deseja criar seu próprio podcast, principalmente os iniciantes! Para os ouvintes de podcast serve como incentivo para valorizar o trabalho do podcaster, pois fazer o CabulosoCast dá um trabalho danado! É feito pelo Eduardo Salles e pelo Pablo de Assis.
  4. Papo de Gordo: programa comandado pelo Eduardo Salles (que também participa do MetaCast) e pela Maira Morais. É muito divertido comecei pelo cast #50 deles e foi gargalhada do início ao fim. Não se preocupe é para gordos e magros também!
  5. Grifo Nosso: apresentado a mim pelo MetaCast é formado por quatro estudantes de direitos que lêem o mesmo livro e comentam durante todo o programa. Gosto muito de ouvi-los e são sempre uma inspiração para o nosso próprio CabulosoCast. Sempre aguardo ancioso pela próxima leitura!

    Nerdcast - the best!
  6. Escriba Café: muito mais que um podcast uma viagem ao desconhecido. Defini-lo é impossível somente ouvindo é que você saberá porque faltam-me palavras. Já baixei todos os episódios e estou ouvindo no momento um por um. É feito pelo Christian Gurtner. Muito bom! Muito bom mesmo!
  7. GuanaCast: podcast do site Guanabara.info. Um podcast sobre tecnologia muito importante para quem mexe com web. Seja um site, seja um blog, podcast ou qualquer outra coisa ligada a internet é fundamental. Mesmo eu, formado em
    outra área ouço com atenção as dicas dadas por eles. Quem está a frente do programa é o Gustava Guanabara (agora entendeu o nome do cast, né?). Conhecimento com simplicidade!
  8. CabulosoCast: um podcast para falar sobre livros! Minha atual paixão! Passo horas e viro noites sucessivas para levar o programa ao ar! É feito com muito carinho para toda a podosfera que gosta de livros ou que quer começar a apreciá-los. Quem comanda esta bagaça sou eu Lucien, o Bibliotecário; Serena e o Enigmático Senhor Sem Nome! Ouçam e leiam! (E mandem e-mail’s!)
Escria Café - Único!

Para acessar os porcasts os links estão nos próprios nomes. Espero tê-los motivadosouvintes-leitores a postar mais comentários e enviar e-mail’s. A interação é a palavra dessa nova internet. Apenas acessar faz de você um elemento passivo. Participe se envolva com essa nova internet! Ouçam mais podcasts! Ouçam mais o CabulosoCast!