Se gostou de GOT, vai adorar Black Sails

Crônicas de Gelo e Fogo é a obra que popularizou o termo spoiler. O sucesso tem como matriz a série de TV GOT da HBO que teve um orçamento longe de ser modesto? Acredito que uma narrativa sem maniqueísmo foi a peça central para conquistar a atenção do público. Personagens que matam, traem, manipulam e sofrem para satisfazer desejos mesquinhos combinam melhor com a realidade. Colocar dezenas de personagens com este perfil em um mesmo universo fantástico transforma uma narrativa em um jogo. Se gostou de GOT, então também vai gostar da série de TV Black Sails.

O segredo é não tentar replicar

Em Crônicas de Gelo e Fogo, Porto Real é o ponto central da cobiça. Um local, um personagem tão desejado onde casamentos forçados, assassinatos e estratégias de guerra circulam em movimentos constantes. O leitor entende o porquê a cidade atrai os personagens. Sim, a capital dos Sete Reinos vive para transformar os grandes e os pequenos. E toda essa construção é simbolizada por um trono cravado por centenas de espadas que já foi ocupado por loucos domesticadores de dragões. Como replicar isso?

Black Sails se espelha na ideia e não copia os elementos da obra de Martin (castelos, era medieval, dragões, casas nobres, casamentos e cavaleiros). A ilha de Nassau, o principal cenário da história do capitão Flint, não é só marcada por um ponto de venda de mercadorias pilhadas por piratas. A ilha, tão bela como uma joia preciosa, nasceu para ser uma colônia inglesa, porém, muitos querem controlá-la. Uns por vingança, outros para mostrar que a civilização pode alcançar qualquer ponto do mundo, um dentre tantos gosta do que ela representa e não posso me esquecer daqueles que a querem por motivos pequenos ou pessoais.

O jogo

Personagens se movimentam cada uma de uma forma para ter mais poder ou o poder por completo. Um jogo que chama a minha atenção, independente de ser jogado em meio a uma embarcação no oceano ou dentro dos muros de um castelo. E um fato que tornam as duas obras tão semelhantes em seus conceitos, são as formas diferenciadas que os personagens olham o tabuleiro. Será difícil esquecer como Flint, Max, Vane, Tyrion, Mindinho e Cersei olhavam as peças e o jogar.

Relação entre personagens

Não temos personagens que são cópias uns dos outros. Gosto de pensar que se eles sentassem juntos em uma mesa teriam muito o que conversar. De início cito Cersei e Eleanor. Duas mulheres de personalidade forte​ e que desejam provar para os pais que são capazes de liderar.

John Silver não é tão sagaz como Tyrion. Também é seguro dizer que o simples homem que fingiu ser um cozinheiro de um navio não possui a mesma carência que o terceiro filho da casa Lannister. O ponto que une os dois é em relação ao jogar. No começo das histórias via em ambos o desejo de apenas seguir, de apenas sobreviver. Conforme o afunilar das tramas prosseguiam e as apostas aumentavam, ambos foram colocados em posição de destaque. Para continuar citando os personagens, tenho que omitir os nomes afim de não oferecer nenhum spoiler. Entretanto, destacarei um tema.

Vingança é um dos fios condutores de histórias mais velhos que existem. Nas Crônicas de Gelo e Fogo e em Black Sails a vingança se torna obsessão em alguns personagens. Fica nítido como o sentimento corrosivo devora os limites morais e transforma toda a personalidade em um único tom cheio de escuridão.

O poder das histórias

Nos livros do Martin sempre gostava de ouvir a respeito da histórias das casas. Ler sobre a linhagem dos Targaryen dava peso para toda a obra e eu entendia as atitudes daqueles que adoravam os dragões. Em Black Sails, as histórias contadas são mais importantes que os ventos em um navio. São elas que animam os piratas para uma batalha ou instigam revoluções. E graças a elas nomes comuns viram lendas dos mares.

É a sua vez

Esses são apenas os pontos de maior evidência. Há também a questão do lugar praticamente oculto que ganha destaque, a falta de pudor em matar personagens e eu até poderia fazer uma relação entre as casas mais fortes e os colonizadores. Vou fazer e entregar todo o jogo? Veja o movimentar das peças, sejam elas em Black Sails, na série GOT ou nas Crônicas de Gelo e Fogo. Veja e note as semelhanças que eu não notei.

No acervo do Leitor Cabuloso há conteúdos sobre as Crônicas de Gelo e Fogo. Lá você pode encontrar as resenhas dos dois primeiros livros:

Há também os podcasts: