Pindorama T01E04 – Corpo escuro

0
Imagem de capa. Pindorama. Corpo Escuro. Jarid Arraes.
Fundo violeta. Logo do podcast acima e à esquerda. Abaixo da logo, lê-se Temporada 1, Episódio 2, com logo do Leitor Cabuloso abaixo. À direta, em azul escuro, lê-se Corpo Escuro, e em branco, Jarid Arraes.

Subscribe: Android | RSS

O Pindorama é um podcast quinzenal sobre narrativas curtas de ficção científica nacional Este episódio comenta o cordel Corpo Escuro”, conto de Jarid Arraes. Publicado na Coletânea Universo Desconstruído, Vol. II — o conto pode ser lido gratuitamente em: http://universodesconstruido.com/ 

Participam Samuel Muca, Rodrigo Hipólito e Jéssica Souza.

No ano 3000, um processo de branqueamento começa a ser vendido no sertão. Jana, uma mulher negra que sofreu com o racismo ao ponto de detestar o próprio corpo, trabalha em empregos degradantes até juntar o dinheiro para pagar o processo de branqueamento. Como branca, ela passa a ser tratada como um ser humano, mas descobrirá que essa é uma falsa felicidade.

O episódio comenta as principais características desse cordel, como a musicalidade própria da narrativa de Jarid Arraes, a apresentação de cenários e personagens de modo direto e impactante, a identificação com as experiências da personagem, a necessidade de ser antirracista e aceitação e o orgulho de ser você.

Obras e links mencionados

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir!

Participantes do episódio

Próximo episódio

Conto <deletado>, de Rodrigo Assis Mesquita. Publicado na Mafagafo 01.