Pindorama T01E03 – Boneca

0
Imagem de capa. Pindorama. T01E03. Boneca. Clara Madrigano.
Fundo violeta claro. Logo do podcast acima e à esquerda. Abaixo da logo, lê-se Temporada 1, Episódio 2, com logo do Leitor Cabuloso abaixo. À direta, em verde escuro, lê-se Boneca, e em branco, Clara Madrigano.

O Pindorama é um podcast quinzenal sobre narrativas curtas de ficção científica nacional Este episódio comenta o conto “Boneca”, de Clara Madrigano.

Publicado na Coletânea Universo Desconstruído, Vol. II — o conto pode ser lido gratuitamente em: http://universodesconstruido.com/ 

Participam Samuel Muca, Rodrigo Hipólito e Jéssica Souza.

Ari está presa em um porão. Ela sai do porão apenas para jantar com David, o homem que a mantém presa. Enquanto lê o diário de Mary Louise, a menina que estava em seu lugar antes, Ari deixa crescer sua vontade de escapar. Quando ela consegue fugir e chegar a uma delegacia, a polícia a devolve para as mãos de David e para o porão. Ari tem que aceitar que é um robô e conseguir fugir de vez, antes que David a reprograme novamente.

O episódio comenta as principais características desse conto, como a subversão de aspectos da tradição de representações de robôs na ficção científica, o medo da tecnologia, os direitos de agentes não-humanos e os limites da moralidade.

Obras e links mencionados

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir!

Participantes do episódio

Próximo episódio

Cordel Corpo Escuro, de Jarid Arraes. Publicado na Universo Desconstruído Vol. II.