Mais Uma Dose 06 – Valkirias: Cultura Pop Por Mulheres

0
Mais Uma Dose 06 - Valkirias: Cultura Pop por Mulheres
Vitrine do programa Mais Uma Dose. A imagem é um quadro negro com o título escrito em giz centralizado, “Valkirias: Cultura Pop por Mulheres com Thay“. Acima lê-se o título do programa junto a um desenho de uma caneca de chopp, ao lado a inscrição “Samuel é nosso rei” junto a um desenho de uma coroa, do outro lado o número 06 indicando a numeração do episódio. Abaixo as logos do Leitor Cabuloso e do Boteco dos Versados.

E aí, chefia. Sejam todos bem-vindos ao Boteco dos Versados!

Hoje no nosso sexto episódio, o Samuel Muca recebe a Thay do site Valkirias pra conversar sobre a origem do site e algumas histórias dos bastidores.

Ainda não conhece o site Valkirias? Segue uma descrição que consta no site delas:

“O Valkirias é um espaço dedicado à cultura pop criado e realizado exclusivamente por mulheres. Aqui queremos analisar, comentar, discutir, esmiuçar não só o que as várias áreas do entretenimento oferecem em termos de técnica ou trama, mas também (e principalmente) aquilo que elas nos fazem sentir, como elas nos representam (ou se nos representam) e qual a importância de tudo isso. Queremos propor reflexões – para quem nos lê, mas também para nós mesmas — sobre aquilo que consumimos.

Nesse espaço, queremos pensar na maneira como a cultura tem representado as mulheres e as experiências femininas, mas queremos ir além: queremos ajudar a jogar luz sobre as histórias sobre mulheres, sobre as personagens femininas, e, principalmente, sobre o trabalho produzido por mulheres. Quantos dos livros que você leu no último ano foram escritos por mulheres? Quantos dos filmes que você assistiu tinham diretoras, e não diretores? Quantas roteiristas escreveram para as séries que você assiste? Quantas artistas você ouviu? Queremos propor essas questões também para nós mesmas, e indicar (e descobrir!) obras que ajudem a fazer com que os números em resposta a essas perguntas sejam cada vez mais altos.

Queremos que as histórias sobre mulheres sejam cada vez mais difundidas, que não sejam vistas como um nicho. Queremos que a perspectiva feminina sobre a cultura pop seja cada vez mais comum. E esperamos poder ajudar um pouquinho para que isso se transforme em realidade.”

Avisos:

Aproveitem para conhecer os outros projetos dos nossos participantes!

O Muca é host no Pindorama Podcast, outro programa da rede Leitor Cabuloso. Também é participante do Podcast do Multiverso X, onde fala de livros, HQs, e as vezes de jogos e séries.

E aquele recadinho de sempre, se gostou do episódio, então venha falar conosco! Portanto, assine o nosso FEED e siga as redes sociais do Leitor Cabuloso para ficar sabendo de mais notícias do mundo dos leitores. Apoie o Catarse do LC e ajude a gente a pagar as contas da nossa casa.

Primordialmente, não se esqueça de seguir o Boteco nas redes sociais: @botecoversados

Créditos:

Pauta: Lígia Colares, Ace BarrosSamuel Muca

Identidade visual:Ace Barros

Identidade sonora: Samuel Muca

Limpeza e edição de áudio: Samuel Muca

Trilhas e mixagem: Samuel Muca