[Resenha] Raízes de Fogo – Carol Vidal

1
No centro um medalhão rústico com traços tribais avermelhados, preso a um cordão preto. No fundo, uma forma geométrica estrelada também avermelhada e com traços tribais. Em primeiro plano, em branco, no topo, o nome da autora, e no centro o título da obra.
No centro um medalhão rústico com traços tribais avermelhados, preso a um cordão preto. No fundo, uma forma geométrica estrelada também avermelhada e com traços tribais. Em primeiro plano, em branco, no topo, o nome da autora, e no centro o título da obra.

Mayara nasceu e cresceu na Ilha de Marajó, porém após uma tragédia familiar ela fica sete anos sem volta à sua terra natal. E Raízes de Fogo vai mostrar esse retorno, que traz consigo grandes revelações e mudanças para a vida dela.

Sobre perda, luto e saudade

O tempo era um senhor misterioso, que tragava os desavisados e parecia sanar antigas dores. Parecia. Pois, no fundo, dores mal curadas permanecem latentes até que se lide com elas.

O conto já começa com uma frase reflexiva e mostra o tom da primeira metade da história. Afinal, Mayara está voltando para um lugar cheio de lembranças, algumas felizes e outras muito dolorosas, e é somente durante esse retorno que ela percebe que haviam muitas questões internas a serem resolvidas.

À primeira vista, parece que iremos acompanhar a jornada de uma jovem que busca se reconectar com suas raízes e superar o trauma trazido pelas grandes perdas sofridas na infância.

E, de fato, acompanhamos a garota passar pelo processo do luto e superação. Fica claro a importância de buscar ajuda profissional, através da terapia, e do suporte de amigos ao longo do percurso.

Além disso, percebemos que a busca de Mayara para reunir e compreender a história da Ilha, dando continuidade ao trabalho de seus pais, tem um papel muito importante nesse processo.

Mas existe muito mais nessa história. E é isso que torna esse conto ainda mais delicioso de se ler.

Um conto, muitas possibilidades

Existe magia no mundo que a autora cria. Sim, temos aqui um conto que (acho) poderia entrar na categoria realismo mágico. Ao voltar às suas raízes, Mayara descobre em si um poder que havia ficado adormecido por vários anos. Um poder que ela achava que eram lendas.

Os antigos poderosos eram reais, então, e ela era um deles. A partir daí, vemos, por alto, a jornada da jovem para entender e controlar seus poderes, auxiliada por outros como ela. Nesse momento, o tamanho do conto (somente 15 páginas) parece muito pouco, pois penso que seria incrível aprender mais a fundo sobre essas pessoas e suas habilidades sobrenaturais.

E o final deixa aquele gostinho de quero mais. Quero mais da jornada de autoconhecimento da Mayara e sua iniciação, quero mais sobre a origem desses poderes, quero mais sobre a história da Ilha e seus protetores.

Raízes de Fogo da Carol Vidal é um conto curtinho, com uma história envolvente que mistura um sistema de magia criativo com o cenário fascinante da Ilha de Marajó. Recém lançado pela autora de forma independente pela Amazon, está disponível por apenas R$ 1,99 para ser lido pelo Kindle ou aplicativo no celular.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Raízes de Fogo e boa leitura!

Ficha técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Raízes de Fogo
Autora: Carol Vidal
Ano: 2020
Páginas: 15
ISBN: B0876JGZG7
Sinopse: Após sete anos longe de casa, Mayara retorna à Ilha de Marajó, onde guarda doces lembranças da infância e a angústia do incêndio que matou seus pais. Durante a visita, ela descobre que possui a habilidade de enxergar o passado dos objetos ao tocá-los.

Enquanto aprende a lidar com o novo poder, May conhece outras pessoas com habilidades e reencontra a sensação de pertencimento que havia perdido desde que deixou sua terra natal. Agora, ela precisa fazer as pazes com seu passado para entender seu lugar no futuro.