[Resenha] Coração Satânico – William Hjortsberg

0
[Resenha] Coração Satânico – William Hjortsberg
Capa do livro. Um fundo preto, e em primeiro plano uma montagem com um coração humano, um galo, algumas serpentes pretas e vermelhas e flores. Abaixo, um quadro marrom com o nome do autor e o título do livro.

Coração Satânico é um romance policial com toques de sobrenatural. A trama se passa em Nova York, no final da década de 50, e se inicia com a contratação do detetive Harry Angel pelo Sr. Cyphre.

O trabalho de Angel é encontrar Johnny Favorite, cantor que chegou rápido ao estrelato devido a ajuda de Cyphre, mas foi mandado para guerra, retornando desfigurado e sem memória. Durante anos, Cyphre achou que Favorite estava numa clínica particular, mas descobriu que o cantor na verdade não estava lá. Ele precisa saber ao menos se Johnny está vivo ou morto para que o contrato que os dois fizeram seja cumprido.

A investigação que à princípio parecia bastante simples se complica com a ocorrência de mortes violentas e o envolvimento de praticantes de uma vertente de vodu chamada Obeah.

A Nova York de Harry Angel

Não espere simpatizar com o protagonista de Coração Satânico. O detetive Harry Angel mente, manipula e engana. Apesar desses atos até certo nível serem da natureza do seu trabalho, Angel não apresenta uma gota de empatia com aqueles que cruzam seu caminho. As pessoas são para ele simplesmente fontes de informação.

O autor descreve com detalhes cada lugar de Nova York pelo qual Angel passa. Acredito que isso atraia aqueles familiarizados com a cidade, mas acaba ficando um pouco cansativo para quem não a conhece.

– Você vai se queimar feio por causa disso.
– Vou queimar no inferno.

Descida ao inferno

Na medida que a trama avança, o fator sobrenatural vai ficando mais evidente e a situação se complicando para o detetive. A inclusão de ocultismo e sobrenatural é o diferencial dessa trama de investigação. Como não tenho sobre conhecimentos sobre vodu, não sei dizer as práticas descritas no livro são corretas ou pelo menos não ofendem os praticantes dessa religião. Outros rituais descritos são claramente fantasiosos e são bem perturbadores.

A trama é bem elaborada e a investigação prende a atenção do leitor até chegar ao ótimo final. Durante a releitura deu para perceber melhor as várias pistas que o autor foi deixando ao longo do livro, o que torna o final bem construído e coerente.

Adaptação

Não posso deixar de indicar a adaptação cinematográfica deste livro. O filme foi lançado em 1987 com direção de Alan Parker, Mickey Rourke interpretando Harry Angel e Robert DeNiro no papel de Cyphre. Apesar das alterações, principalmente de locação, o filme mantém a essência do livro. Destaque para as atuações, principalmente de Rourke, e para a trilha sonora do filme.

Nota

Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Coração Satânico e boa leitura!

Ficha técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Título: Coração Satânico
Autor: William Hjortsberg
Tradutora: Carla Madeira
Editora: Darkside Books
Ano: 2017
Páginas: 320
ISBN: 9788594540072
Sinopse: Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas.