[Resenha] Porém Bruxa – Carol Chiovatto

1
Capa do livro. Uma silhueta amarela de prédios de São Paulo, e um céu noturno estrelado, essa imagem fica na base da capa e se espelha no topo. No centro, o nome da autora em branco, e o título em amarelo.
Capa do livro. Uma silhueta amarela de prédios de São Paulo, e um céu noturno estrelado, essa imagem fica na base da capa e se espelha no topo. No centro, o nome da autora em branco, e o título em amarelo.

Ísis é normal, porém bruxa. Ela é responsável por monitorar as atividades sobrenaturais em São Paulo, impedindo que as as pessoas comuns tenham contato ou sejam feridas pela magia. Mas Ísis tem seus métodos próprios e isso inclui contar com a ajuda de seus amigos que por acaso (ou nem tanto) são pessoas comuns.

Em poucas horas, Ísis recebe três casos para investigar: uma garotinha sequestrada na porta do colégio, o qual ela sabe instintivamente que tem magia envolvida; uma mulher desaparecida que ela acredita ser mais um caso de violência contra a mulher e um recado de Exú que ela recebe após ajudar em um terreiro que foi atacado por grupos religiosos.

Nós Somos as Filhas de Todas as Bruxas que Vocês não Conseguiram Queimar

Assim que vi a premissa de Porém Bruxa tive vontade de ler, pois lembrei de Mensageira da Sorte, livro que já resenhei aqui para o Leitor Cabuloso. Entretanto, as semelhanças entre os livros estão em ambos serem ótimos livros de fantasia nacional escrito por mulheres. Porém Bruxa é um livro adulto com uma protagonista adulta que age como tal e trata de questões pesadas, ainda que não de maneira gráfica ou opressora.

Ísis vive em São Paulo e está constantemente presenciando a violência urbana da região. Seus amigos são um advogado, uma delegada, uma assistente social travesti e uma doutoranda que cresceu em uma religião de matriz africana e estuda sobre a cultura indígena. Com isso, percebemos que a autora Carol Chiovatto usou toda a mistura cultural brasileira para criar um mundo em que todas as religiões e crenças existem, coexistem e são verdadeiras, convivendo com harmonia e respeito. São as pessoas que trazem intolerância e sofrimento.

Porém algumas não sobreviveram…

Como disse, esse é um tema que trata de temas pesados: feminicídio, sexismo, violência contra pessoas em situação de rua etc. Mas em nenhum momento, esses temas tornam a leitura opressora ou incômoda, mas trazem sim a indignação que devem provocar. No início do livro, acredito que a autora quase pesa a mão em trazer de uma vez tantos temas, mas ao longo do livro, tudo flui de forma mais natural.

Esse é um livro de investigação e foi minha parte favorita. Acompanhar Ísis desvendando esses casos e percebendo que eles podem estar relacionados ao mesmo tempo é muito divertido. Vamos conhecendo mais do mundo dos bruxos que a autora criou para essa história (e que gostaria de ter visto mais), todas as burocracias e consequências de fazer magia, os tipos de bruxos e claro, o Corregedor. Víctor é o supervisor de Ísis e durante boa parte do livro ficamos curiosos sobre o medo que ela tem dele, até que ele finalmente aparece e começamos a entender mais desse mundo.

O que me incomodou um pouco foi o começo que achei um tanto corrido. Muita coisa foi sendo jogada, quase chegando na linha do exagero. Já para o final, quando eu estava presa na história, tivemos um clímax de um dos mistérios se resolvendo e depois não fiquei tão investida quanto estava para o desfecho total. Acho que depois da primeira resolução, as coisas ficaram calmas demais para recuperar o fôlego para o fim.

Mas é bom?

É muito bom sim. A escrita da Carol Chiovatto é incrível! Ela usa as gírias e a maneira de falar de forma muito verdadeira, parece que estamos vendo amigos conversando de verdade, sem ficar forçado como acontece em alguns textos. Além disso, fiquei curiosa para saber mais do seu universo de bruxos, mas confesso que gostaria de ver mais sobre ele com outros personagens, em outro lugar (para quem leu, na Cidade dos Nobres). Meu problema foi a questão do ritmo que comentei lá em cima.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Porém Bruxa e boa leitura!

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob!

Título: Porém Bruxa
Autora: Carol Chiovatto
Editora: AVEC editora
Ano: 2019
Páginas: 256
ISBN: 9788554470524
Sinopse: Ísis Rossetti é uma bruxa. Seu trabalho é monitorar crimes envolvendo forças sobrenaturais na cidade de São Paulo. Apenas esses. As regras são claras: se não houver magia envolvida, ela não pode intervir. Mas em meio ao caos sufocante da cidade, a vida dos comuns está constantemente em perigo. Não há como não ajudar. Tudo se complica quando, em meio a duas investigações extraoficiais, Ísis recebe uma missão de uma divindade. Ela precisa então reviver questões pessoais que preferiria manter enterradas no passado, guardadas a sete chaves por seus amigos, enquanto tenta lidar com os vigilantes olhos do Corregedor.

Num intervalo de algumas horas, uma mulher e uma menina em circunstâncias muito diferentes desaparecem sem deixar rastros. Além disso, ela precisa desvendar o sentido de uma misteriosa imagem mostrada por uma entidade de outro plano. Agora ela precisa correr contra o tempo para salvar uma menina e uma mulher, e descobrir o que raios quer dizer o artefato de madeira em forma de onça.