[Resenha] Ascensão – Stephen King

7
[Resenha] Ascensão – Stephen King
Recorte da capa do livro, um céu noturno e estrelado no fundo, no centro nuvens amarelas mostram uma imagem semelhando a fogos de artificios. Em primeiro plano, o título do livro.

Ascensão conta o caso de Scott Carey, morador de Castle Rock, um homem que está perdendo peso. Todos os dias ele sobe na balança e vê seu peso cada vez menor mas sua aparência física não muda. O mais estranho é que o número na balança é o mesmo esteja ele sem roupas ou segurando algum objeto pesado.

Diante desta situação estranha, Scott busca ajuda de seu amigo e médico aposentado Bob Ellis. O médico não faz ideia do que está acontecendo e sugere que ele busque ajuda especializada mas Scott tem outros planos.

Novas amizades

Scott tem um pequeno problema com suas novas vizinhas, o casal Deirdre e Missy, que vem tendo dificuldades para manter seu restaurante devido ao preconceito dos moradores. Ao finalmente tentar resolver o problema conversando, eles começam uma amizade que vai influenciar positivamente a vida de todos. King trouxe com esse caso um bom exemplo de que não adianta apenas não ser preconceituoso, mas que é necessário combater ativamente o preconceito.

“Era a mesma coisa. Não um fôlego, nem mesmo um barato, exatamente, mas algo como um sentimento de ascensão. Um sentimento de que tinha se superado e podia ir mais longe ainda.”

A incrível leveza do ser

Scott sabe que sua situação é irreversível pois a perda de peso só acelera a cada dia. Ao invés de se revoltar, ele se sente estranhamente bem. Ele aproveita seu tempo restante na companhia dos velhos e novos amigos, terminando seu trabalho, cuidando do gato. Ele se sente tão bem que dança e canta pela casa. Junto com os números na balança também caíram suas preocupações e ele só quer aproveitar as coisas boas.

Apesar de ser uma leitura curta, Ascensão traz muito sobre o que refletir. O livro nos faz pensar sobre como enfrentamos situações que fogem do nosso controle, como agimos diante das injustiças e, principalmente, que marca vamos deixar no mundo e nas pessoas que amamos.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Ascensão e boa leitura!

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob!

Nome: Ascensão
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Suma
Ano: 2019
Páginas: 124
ISBN: 9788556510891
Sinopse: Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.

Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo.
Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.

Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.