[Resenha] Ed e Lorraine Warren – Vidas Eternas

0
Montagem com a capa do livro. A esquerda o livro de capa preta, com o título
Montagem com a capa do livro. A esquerda o livro de capa preta, com o título "Ed & Lorraine Warren - Vidas Eterna". À direita uma cruz de madeira.

No livro Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas são registrados relatos sobre acontecimentos estranhos que ocorreram numa casa na Pensilvânia (EUA) e foram investigados pelo famoso casal de demonologistas estadunidenses.

A família Smurl, formada por Jack e Janet, suas quatro filhas e os pais de Jack, começaram a ver vultos pela casa, ouvir vozes e barulhos estranhos, sentirem odores pútridos e até sofrerem ataques físicos. Não só os moradores da casa presenciaram fenômenos estranhos mas vizinhos também relataram ouvir gritos quando a casa estava vazia e ver vultos nas janelas. Inicialmente a família buscou ajuda da igreja local, mas como não foram atendidos se voltaram para o casal Warren.

A família Smurl é apresentada como muito unida e religiosa, tendo bastante confiança na instituição da igreja. Porém, a medida que os meses de problema avançam, percebemos a deterioração da saúde mental da família e da perda da confiança na igreja. Nota-se como foi difícil para eles lidar com acontecimentos tão estranhos e se verem desamparados pela instituição que eles sempre acreditaram. Quando o caso deles apareceu na mídia, a rotina da família também foi muito alterada devido aos curiosos que rondavam a casa.

Ficção versus realidade

Acredito que não seja um trabalho fácil tentar transformar relatos de várias pessoas em uma narrativa coerente e instigante para o leitor. A dificuldade neste tipo de livro é manter o equilíbrio entre narrar o que realmente foi relatado pelas testemunhas e criar uma ficção mais atrativa. Alguns trechos do livro soam bem novelescos como a narrativa de como o casal se conheceu e se casou. Porém, os relatos de algumas aparições são bem assustadores parecendo serem tirados de um bom filme de terror.

Achei o final do livro um pouco abrupto. O autor narrou os acontecimentos até a época de conclusão da escrita mas o caso não estava encerrado e isso deixou uma sensação de incompletude. É um livro que pode agradar aos aficionados por relatos sobrenaturais.

Nota

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas e boa leitura!

Ficha técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob.

Nome: Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas
Autores: Robert Curran, Jack e Janet Smurl
Tradução: Eduardo Alves
Edição: 1ª
Editora: Darkside
Ano: 2019
Páginas: 256
ISBN: 9788594541680
Sinopse: Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas traz os os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Escrito pelo jornalista Robert Curran, o livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.
Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e, entre muitas outras coisas, organizaram os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando — e os detalhes vão abrir os olhos dos leitores a respeito de como o mal age. Manifestações tenebrosas, vultos perturbadores, marcas inexplicáveis e torturas excruciantes faziam parte do dia a dia da família, dentro e fora de casa. Por que um demônio escolheu provocá-los? Embora não haja resposta fácil para isso, e muitos rituais tenham sido performados para livrar a todos do mal, amém, aparentemente o demônio sempre retorna. Sempre.