[Resenha] A Sombra da Serpente – Rick Riordan

0
[Resenha] A Sombra da Serpente – Rick Riordan
Recorte da capa do livro. Ilustração de um céu noturno estrelado. No topo um símbolo egipcio composto por uma asa e duas cobras, no centro uma esfera esverdeada com a palavra "Kane". Em primeiro plano o título do livro.

Entre altos e baixos chegamos ao fim da trilogia dos irmãos Kane do autor Rick Riordan. Aqui no site já fiz resenha do primeiro livro (do qual gostei e achei bem divertido) e do segundo livro (o qual achei bem chato e sofri para terminar). Agora é hora de falar sobre o desfecho e saber se A Sombra da Serpente valeu a pena.

Terceira Gravação

Depois de ter tido bastante problema com o desenrolar do segundo livro, eu temia que esse último continuasse a se concentrar no que mais detestei no anterior: o romance adolescente dos protagonistas que havia ganhado mais destaque do que a luta para salvar o mundo. Felizmente isso não se repetiu.

Ainda foi uma parte importante da história e ainda foi o ponto mais fraco, então vamos tirar isso logo da frente. Carter e Zia até que não incomodaram tanto, mas Sadie e seu triângulo amoroso e pior, a forma como ele foi resolvido, além de extremamente chato, foi bem bizarro. Titio Rick, fumou o que?

Voltando ao que é legal e importa: salvar o mundo. O plano do livro passado de trazer Rá de volta para derrotar Apófis não deu muito certo, então agora eles precisam de um novo método para derrotar a serpente de caos, enquanto os tomos estão sendo atacados por seus agentes ao redor do mundo.

Não vou contar esse novo plano, pois achei divertido entender como ele se relaciona ao título do livro, então basta dizer que foi legal de acompanhar, principalmente de rever personagens que mal apareceram no livro anterior, ou seja, os deuses. Aliás, os personagens adultos são os mais legais e lamento que Amós mal tenha aparecido e que a ligação de Ísis e Hórus com os irmãos que foi tão importante no primeiro livro, tenha ficado abandonada. No mais, a narrativa e o desenrolar da leitura foram fluidas, o que tornou a leitura rápida e agradável.

Mas é bom? 

A Sombra da Serpente foi um bom livro em si que trouxe um bom final para essa história. Não superou o primeiro (mas até aí eu sempre prefiro começos, então pode ser algo pessoal), mas foi bem melhor que o segundo. Enquanto trilogia, recomendo para quem já é fã do autor e quer conhecer tudo dele ou se interessa muito por mitologia egípcia, afinal a forma como ele nos apresenta a história e os elementos são o grande ponto positivo e o que faz valer a pena. Mas não é um bom lugar para se começar a ler Rick Riodan, pois do que já li dele, As Crônicas dos Kane acaba sendo o mais fraco de seus trabalhos.

Nota

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de A Sombra da Serpente e boa leitura!

Ficha técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob.

Título: A Sombra da Serpente – As Crônicas dos Kane 03
Autora: Rick Riordan
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 352
ISBN:9788580572018
Sinopse: Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.

Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.