[Resenha] O Trono de Fogo – Rick Riodan

0

Antes de você começar a ler essa resenha sobre o livro “O Trono de Fogo” saiba que ela começa já com SPOILERS sobre o livro anterior. Se você precisa lembrar do primeiro, que se chama “A Pirâmide Vermelha” ou quer saber sobre ele, leia essa resenha aqui

O Trono de Fogo começa meses depois do final do primeiro livro com os preparativos de Carter e Sadie para trazer de volta à vida para derrotar Apófis que está ganhando cada vez mais força. Estaria tudo bem se o livro focasse nessa trama, mas infelizmente não foi assim.

Gravação nº 02

Em O Trono de Fogo vemos os irmãos Kane buscando as três partes do papiro de Rá ao redor do mundo para poderem conjurar o feitiço que trará o deus de volta para assumir o trono dos deuses egípcios, porém, essa missão acaba se tornando uma subtrama ao ponto de às vezes eu nem me lembrar porque eles tinham que ir de um local a outro. Isso porque boa parte da narração, pensamentos e reflexões dos irmãos estão voltados para seus interesses amorosos.

Sadie segue apaixonada pelo deus Anúbis e se queixa de como ele nunca a notará, em paralelo ela também se apaixona por um novo acólito da Casa da Vida de Nova Iorque e se queixa por achar que ele gosta de outra menina. Enquanto isso, Carter (de quem eu já gostava bem mais no primeiro livro, já que desde o início acho os capítulos da Sadie irritantes) também cansa ao ficar o tempo inteiro remoendo onde pode estar a verdadeira Zia, a garota com quem conviveu por dias e já se tornou o amor da sua vida. Tudo isso vindo de adolescentes de 13 e 14 anos. É, foi difícil.

Mesmo assim, o livro traz coisas boas que devem retornar no último livro da trilogia, principalmente pelo desenvolvimento da reta final em que voltamos à trama dos deuses (yeeh). Seguimos torcendo para que volte a ser o foco da série…

Mas é bom?

Na verdade, para mim, foi o livro mais fraco do Rick Riodan. Minha principal reclamação são os romances adolescentes, mas o conteúdo infanto juvenil de seus livros nunca foi algo ruim ou inferior, pelo contrário, é sua marca nesse tipo de literatura. Então posso apenas dizer que O Trono de Fogo caiu na maldição do segundo livro, foi chato, mas não ruim o suficiente para me fazer desistir da série e fica minha esperança que o terceiro traga de volta tudo que teve de bom no primeiro livro.

Nota:

2 selos cabulosos e meio

Garanta seu O Trono de Fogo e boa leitura!

Ficha Técnica

Nome: O Trono de Fogo – As Crônicas dos Kane 02
Autor: Rick Riordan
Tradução: Debora Isidoro
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 398
ISBN: 9788580570922
Sinopse: Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico.