Você com certeza já ouviu falar em “O Médico e o Monstro”. Mas você conhece o livro que originou a história? Nele, Henry Jekyll é um médico de meia idade com uma reputação sem manchas e muito bem visto pelos amigos e pela sociedade. Por isso mesmo, seu advogado, Utterson, estranha quando um desconhecido, Edward Hyde, passa a ser associado ao médico, além de se tornar seu herdeiro. Imaginando algum tipo de chantagem, o advogado começa uma investigação para tentar ajudar o bom doutor Henry Jekyll.
Dr. Jekiyll and mr. Hyde
O Médico e o Monstro é mais um livro de monstros vitorianos em que vemos tantas referências e adaptações ao longo da vida que acreditamos já saber a história, porém, assim como em Drácula e Frankenstein, a leitura do livro original (nesse caso, pouco mais que um conto) nos mostra o quão rica e mais profunda é a obra de origem.
Fiquei surpresa ao começar a leitura e ver que o protagonista é um advogado e assim, termos apenas vislumbres de Jekyll e Hyde em um primeiro momento. Depois, fiquei mais surpresa ainda ao encontrar uma história de mistério e investigação, em que Utterson tenta juntar pequenas pistas para descobrir quem é Hyde e o que ele pretende.
Aos que não sabem do desfecho (o que eu acho muito difícil), leiam antes de levar um spoiler da vida. Aos que já sabem: leiam porque é um livro muito bom e vai além do que imaginamos em um primeiro momento. Deve ter sido muito incrível ler essa história no lançamento, pois da forma como é construída, o desfecho é inimaginável.
Uma reflexão para os que já leram:
Esse parágrafo contém spoilers do final, algo para comentar com quem já conhece a história. Na minha interpretação, o dr. Jekyll já tinha toda essa maldade dentro de si, tanto que ao se tornar Hyde ele se sente feliz em fazer tudo de ruim, pois não pode ser associado a ele. Ou seja, o problema dele não era cometer algo perverso e que pode machucar outras pessoas, é que isso se tornasse público. Para mim, Jekyll não era esse poço de virtude que pretende passar, ele era hipócrita mesmo. Mais alguém achou isso?
Mas é bom?
Sim! O Médico e o Monstro é mais um daqueles clássicos em que ao se ler percebemos porque vem ultrapassando séculos e se tornou importante para a cultura pop. Além disso, a escrita é fluída e graças ao tamanho, fácil de ler em uma sentada.
Nota:

Garanta a sua cópia de O Médico e O Monstro e boa leitura!

Ficha Técnica:
Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Tradução: Silvio Antunha
Editora: Principis
Ano: 2019
Páginas: 94
ISBN: 9788594318121
Sinopse: Gabriel John Utterson é um advogado que investiga um caso estranho envolvendo Henry Jekyll e Edward Hyde, repentino beneficiário do testamento de Henry. O advogado descobre acontecimentos que resultam na reclusão repentina de Jekyll. O romance que envolve ficção científica, transtornos psicológicos e terror é um grande clássico do gênero.
![[Resenha] O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson [Resenha] O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/12/VITRINE-OMedicoEOMonstro.jpg)

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


