[Resenha] A Assombração da Casa da Colina

0
[Resenha] A Assombração da Casa da Colina
Recorte da capa do livro. Um fundo escuro enevoado. Em primeiro plano, no topo, o texto: "A Assombração da cada da colina", no centro: "A Maldição da Residência Hill", em baixo, o nome da autora: "Shirley Jackson".

No início do livro, a casa da colina é definida como nada sã. Esta é uma definição perfeita para esta mansão que já foi objeto de disputa entre parentes, palco de algumas tragédias e eventos sobrenaturais. Em A assombração da casa da colina acompanhamos a descida à insanidade de uma mulher mentalmente enfraquecida.

Com a ideia de presenciar e catalogar eventos sobrenaturais, o Doutor Montague convida pessoas que já se envolveram com fenômenos desta natureza para morar temporariamente na casa da colina. Além de Luke Crane, futuro herdeiro da casa, são convidadas Eleanor e Theodora. Eleanor é uma mulher que dedicou boa parte de sua vida adulta a cuidar da mãe doente, sem ter vivido para si mesma. Enquanto Theodora é uma mulher alegre e confiante.

A casa

O destaque do livro é realmente a casa em si. A autora consegue descrever a mansão de forma a passar uma sensação de estranheza e de que há algo fora do lugar. Seja por meio da estrutura irregular da residência, com ângulos defeituosos e janelas que não dão para onde se espera, seja por meio sensações estranhas como locais de temperatura mais baixa.  É como se a casa fosse realmente um organismo vivo e maligno. É passada uma sensação palpável de desconforto ao se imaginar estar naquele local.

Vale a pena?

As descrições do ambiente são boas porém, o desenvolvimento dos personagens e os diálogos entre eles deixam a desejar. As conversas entre os personagens transparecem um nível de envolvimento que não parece natural devido ao pouco tempo de convivência entre eles. Em termos de trama, pouca coisa realmente acontece no livro. É até interessante ver como a casa vai influenciando a mente de Eleanor mas mesmo assim a leitura acaba sendo um pouco maçante.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu A Assombração da Casa da Colina no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica:

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: A Assombração da Casa da Colina
Autora: Shirley Jackson
Edição:
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 240
ISBN: 978-8556510631
Sinopse: Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade — e a vida — de todos está em risco.
“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham. A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.”