[Resenha] Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo

2
Recorte da capa do livro. Dividida em duas partes, na parte superior, um fundo do céu estrelado, com o título:
Recorte da capa do livro. Dividida em duas partes, na parte superior, um fundo do céu estrelado, com o título: "Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo". Na parte inferior, um fundo branco, com um imagem de um cavalo, não sendo possivel notar sua cabeça.

Um grande desafio na hora de montar uma coletânea de contos é conseguir manter a unidade entre as histórias, mesmo com estilos ou temas diversos. E, nesse ponto, “Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo”, de Fernanda Castro, acertou em cheio.

O livro, lançado de forma independente, reúne sete contos que foram enviados pela newsletter Destinos Traçados (mantida pela autora) e um conto extra inédito, que dá nome à coletânea. A escrita de Fernanda é de uma qualidade que merece destaque. Ela consegue manter uma unidade entre as histórias mesmo passeando pelos mais diversos temas, gêneros e estilos. Tal versatilidade só reforça o quanto a autora domina o que está fazendo e merece que fiquemos de olho nos próximos projetos que ela lançar.

A sua habilidade de brincar com as palavras, como se ela as dominasse ao mesmo tempo em que desse espaço para elas se expressarem livremente, torna a narrativa dos contos bastante envolvente. É muito gostoso pegar um livro em que as palavras parecem dançar na frente dos seus olhos. Nada está ali à toa, cada frase parece ser pensada com esmero e atenção, o que deixa o resultado final impressionante e impossível de parar de ler.

Do clichê ao macabro

Como já destacado no início do texto, Fernanda Castro consegue transitar pelas diversas formas de contar história. Todos os oito contos de Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo têm um ritmo adequado à narrativa que se propõem. O destaque vai para “Eles também teriam certeza”, o melhor conto da coletânea. De forma muito poética e emocionante, a história dá nova dimensão a um acontecimento comum, que nos passa despercebido todos os dias. O mais interessante é que somente no último parágrafo é revelado do que se trata — e é algo completamente diferente do que se poderia imaginar. Esse é o poder do livro: se utilizar de fatos corriqueiros para criar uma trama inesperada.

O domínio da linguagem fica ainda mais evidente no conto que dá nome à coletânea, que desenvolve de forma muito eficiente a voz da personagem principal. Só pelo jeito de ela falar, dá para perceber a personalidade de Perpétua dos Milagres. “Cena de Baile” também se destaca nesse sentido; o ritmo da narrativa lembra uma valsa, que tem tudo a ver com o tema do conto. O final com toques macabros dá uma outra camada a um evento conhecido.

Mesmo quando trata de clichês, a autora consegue fazê-lo deixando a sua marca na história. É o caso de “Um CD de Jason Mraz”, um conto romântico e que dá um quentinho no coração, e “A regra é Clara (ou Nívea)”, que brinca com a tradição do futebol e suas superstições. O amor também está presente em “Um anel para a todos governar”, mas, dessa vez, de um jeito bem-humorado, com um pedido de casamento inusitado. O humor também marca presença em “Você precisa ver a Bia”, uma história muito divertida de uma amizade improvável.

Como é comum em uma coletânea de contos, há uns que se destacam mais do que os outros, o que não é diferente em “Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo”. Porém, mesmo aqueles que não surpreendem tanto mantêm uma qualidade acima da média. Essa é uma leitura que, em poucas páginas, permite passear por diferentes sensações e cenários, mostrando que a literatura nacional contemporânea tem muito a oferecer.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo (Destinos Traçados 1)
Autora: Fernanda Castro
Edição:
Editora: Independente
Ano: 2019
Páginas: 65
ISBN: B07MT3GRF7
Sinopse: Nesta coletânea, encontram-se reunidos os melhores contos da Destinos Traçados, a newsletter do blog The Bookworm Scientist. Sete contos de diferentes estilos e temas formam este ebook, que conta ainda com um material extra: a história de Perpétua dos Milagres e o Rei Cavalo, personagens que dão nome à obra.