[Resenha] O Instituto – Stephen King

0
[Resenha] O Instituto - Stephen King
Recorte da capa do livro. Imagem de um ambiente noturno, da parte de tras de um vagão de trem sobre trilhos, no lugar da parede de tras do vagão está um quarto de um garoto, com ele sentado na cama, uma mesa cadeira, abajur e uma janela para um céu claro. Em primeiro plano, abaixo, o título: "O Instituto".

Luke Ellis é um gênio. Ele estuda numa escola particular para crianças superdotadas e, apesar de ter apenas 12 anos, foi aceito para cursar duas universidades ao mesmo tempo. Luke também possui poderes telecinéticos, conseguindo bater portas e empurrar pequenos objetos usando apenas a mente. Uma noite, um grupo armado invade a casa de Luke, mata seus pais e o sequestra. O garoto acorda no Instituto onde conhece outras crianças que possuem habilidades como telecinesia e telepatia.

O Instituto

Logo que chegam ao Instituto, as crianças sequestradas ficam na chamada Parte da Frente onde passam por diversos exames e testes relativos às suas capacidades extrassensoriais. É nesse local que começa o terror que sempre esperamos das obras de King. Os testes pelos quais as crianças passam são cruéis (para dizer o mínimo). Elas são tratadas como verdadeiras cobaias pelas pessoas que trabalham no local. Depois de um tempo na Parte da Frente, as crianças são levadas para a Parte de Trás, local onde se realiza a principal função do Instituto.

Pelo bem maior

Uma das coisas mais chocantes do livro é ver como as pessoas que trabalham no Instituto perderam a empatia pelo sofrimento das crianças. Mesmo que o autor deixe claro que alguns funcionários são sociopatas, a maioria é cruel com as crianças simplesmente porque se acostumaram com o sofrimento alheio. Além disso, os médicos que fazem os testes nas crianças acreditam seus objetivos justificam suas ações e que eles estão trabalhando em função de um bem maior.

Vale a pena?

Neste livro dedicado aos seus netos, King mais uma vez transforma crianças em heróis de uma história. Vale muito a pena acompanhar esse grupo de crianças que se une para lutar contra um mal muito maior do que eles. Alguns personagens deixam lições importantes como o valor da amizade, da coragem e de não baixar a cabeça diante da injustiça.

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu O Instituto no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: O instituto
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski
Edição:
Editora: Suma
Ano: 2019
Páginas: 544
ISBN: 9788556510853
Sinopse: No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.
Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.
Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.