O Sol da Meia-Noite – Jo Nesbø 

0

Jo Nesbø é um escritor e músico norueguês mundialmente conhecido pela série de thrillers policiais protagonizada pelo detetive Harry Hole. Além desta série, Nesbø escreveu outros livros na temática policial como Sangue na neve e Headhunters. O Sol da Meia-Noite se distancia bastante do padrão de livros deste autor.

Ulf trabalha como vendedor para o maior traficante de drogas de Oslo. Quando se vê precisando de muito dinheiro urgentemente, ele aceita ser promovido para cobrador/assassino. Porém, Ulf não é bom em matar, então acaba traindo seu chefe e se tornando um alvo do mesmo. Fugindo de seus assassinos, Ulf se esconde numa pequena vila no condado de Finnmark, tão próxima do pólo norte que o sol não se põe.

Apesar de estar fugindo, ele não tem muita esperança de conseguir escapar. Ao receber a ajuda de Lea e seu filho Knut, ele acaba encontrando uma razão para tentar sobreviver apesar da situação desesperadora.

Quebra de expectativas

Esse era o único livro do Nesbø que eu ainda não tinha lido, então eu tinha certa expectativa do que encontrar. Porém, o livro não foi nada do que eu esperava. Ao invés de uma narrativa frenética com muitas reviravoltas e violência, esse livro é inesperadamente introspectivo. Acompanhamos Ulf repensando todas as suas decisões de vida enquanto espera a morte que ele acha que virá logo e o vemos começar a ter esperança novamente. O protagonista está pagando o preço de suas decisões ruins, enquanto Lea sofre pelo que foi imposto a ela pela sociedade em que vive.

Avaliação

O Sol da Meia-Noite é um bom livro sobre segundas chances quando tudo parece perdido. Apesar de ser um livro lento, algumas cenas são bem marcantes. Conseguimos simpatizar com Ulf e torcer por ele. Acredito que o leitor ficará satisfeito desde que não espere um típico livro policial como o Nesbø costuma publicar.

Nota

3 selos cabulosos e meio

Garanta seu O Sol da Meia-Noite no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: O sol da meia-noite
Autor: Jo Nesbø
Tradução: Liliana Negrello e Christian Schwartz
Edição:
Editora: Record
Ano: 2018
Páginas: 224
ISBN: 8501113794
Sinopse: Jon Hansen (Ulf) está com os dias contados. E precisa fugir. Ele traiu a confiança de seu ex-chefe, o traficante mais poderoso de Oslo, que quer vê-lo morto. Uma dívida de sangue depois de um trabalho malfeito, ou, mais precisamente, não feito. Agora Jon, ou melhor, Ulf precisa se esconder. E é em um pequeno condado no extremo norte da Noruega que ele encontra refúgio. Em meio à comunidade local, ele se sente relativamente seguro e incrivelmente atraído por uma viúva cujo filho conquistou seu coração. Seus improváveis aliados o abrigam em uma cabana de caça na floresta. A companhia deles desperta no fugitivo algo que ele pensava que estivesse morto havia muito tempo… mas os dias intermináveis sob o sol da meia-noite, a solidão, a paisagem plana, monótona e desoladora vão, aos poucos, levando embora o que lhe resta de sanidade. Até o dia em que recebe a temida notícia de que os homens de seu caçador estão a caminho.