Nosferatu – Joe Hill (Joseph King)

0

No início de Nosferatu conhecemos Victoria “Vic” McQueen ainda criança, descobrindo sua habilidade de encontrar objetos perdidos quando pedala sua bicicleta por uma ponte imaginária. Um dia, após uma briga com os pais, Vic sai de casa em busca de problemas e encontra Charles Talent Manx, um homem bizarro de idade indeterminada e que possui talentos parecidos com os dela.

Após esse encontro, a vida de Vic muda completamente. Passamos a acompanhar uma Vic adulta, lidando com as consequências do seu poder, os traumas causados pelo encontro com Manx e também pelo relacionamento conturbado com os pais. O retorno de Manx revira a vida de Vic novamente, dessa vez com consequências mais cruéis.

Uma nova versão do mito do vampiro

Manx é uma espécie de vampiro que suga a inocência e a vida de crianças como uma forma de se manter jovem. Suas vítimas são levadas no seu Rolls-Royce antigo para um lugar especial que ele chama de Terra do Natal. Gostei muito dessa versão do mito do vampiro, onde ao invés de sangue, a inocência das crianças é tomada. Como monstros não percebem que o são, Manx acha que está fazendo o bem para elas. Nesse livro temos também uma versão de Renfield, Bill Partidge, um homem com sérios problemas psicológicos que é usado por Manx para conseguir mais vítimas.

Avaliação

O livro é um pouco lento no início, principalmente nas partes que mostram o crescimento de Vic, mas depois ele engata a quinta marcha até um final explosivo. O autor soube construir bem os personagens, desde os protagonistas até coadjuvantes como a bibliotecária Maggie. Nós nos importamos com o destino deles, algo essencial para nos prender na história e temer pela vida dos personagens. O autor amarrou bem os acontecimentos, usando de forma orgânica as pequenas pistas que foram plantadas ao longo do enredo. Nosferatu não é assustador, mas apresenta algumas cenas bem tensas. Não me deixou com medo, mas me prendeu até o fim.

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Nosferatu
Autor: Joe Hill
Tradução: Fernanda Abreu
Edição:
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 624
ISBN: 8580412978
Sinopse: Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem.

Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor.
E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca… e acaba encontrando Charlie.

Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic.

Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.