Sadie – Courtney Summers

0
ilustração de uma mulher vestida com uma jaqueta vermelha com cabelos longos esvoaçando sobre seu rosto e escondendo seus olhos. Sobre ela o título do livro, Sadie, escrito em preto. Do lado esquerdo de sua cabeça a seguinte frase: Se ela morrer, a verdade vai junto
Ilustração de uma mulher vestida com uma jaqueta vermelha com cabelos longos esvoaçando sobre seu rosto e escondendo seus olhos. Sobre ela o título do livro, Sadie, escrito em preto. Do lado esquerdo de sua cabeça a seguinte frase: Se ela morrer, a verdade vai junto com ela.

Sadie nunca levou uma vida fácil. Sua mãe é viciada em drogas e nunca se envolveu muito em sua criação, ela sequer sabe quem é seu pai. Desde de cedo aprendeu a se virar sozinha. Quando sua irmã (Mattie) nasceu, ela ganhou um propósito para viver. Sadie sempre fez tudo que podia para dar a melhor vida possível a sua irmã, principalmente depois que a mãe das duas as abandona. Mas quando Mattie é assassinada e a polícia não parece ter nenhuma pista do que aconteceu, ela decide que deve fazer justiça com as próprias mãos.

Podcast investigativo

A narrativa é construída a partir de dois pontos de vista: Sadie contando os passos de sua investigação e o jornalista West McCray. Ele tem um podcast em que ele tenta seguir as pistas deixadas por Sadie após seu desaparecimento e vai contando suas descobertas.

Essa forma com que o livro é escrito torna-o bem diferente, pois a gente acompanha duas investigações em paralelo. Na maior parte das vezes os dois passam pelos mesmo lugares, mas separados por um espaço de tempo razoável.

Para nós, os leitores, a busca do jornalista não traz muitas novidades, pois sabemos por onde Sadie passou através dos capítulos do ponto de vista dela. Mas é interessante acompanhar como ele consegue encontrar as pistas necessárias para seguir os passos da garota.

Alerta de gatilhos

Esse livro trata de muitos temas tensos. Em muitos momentos as cenas são pesadas e muito intensas. Não recomendo para quem tem sensibilidade para temas como abuso sexual, pedofilia e violência.

Mas apesar de ser uma história que nos deixa angustiados em alguns momentos, é difícil parar de ler. É um thriller empolgante até o fim. Principalmente os capítulos de Sadie, em que ela narra em primeira pessoa, os acontecimentos são bem frenéticos. Em cada um deles ela descobre uma informação nova.

Vale a pena a leitura?

Sim! Para quem curte um bom thriller esse é um livro bem interessante, especialmente pela forma como a autora usa o podcast na narrativa. Pois através da visão que West nos transmite através de suas entrevistas, passamos a conhecer outras versões das histórias que Sadie conta em seus capítulos. Desse modo a gente conhece melhor os personagens secundários e passa a entender algumas de suas atitudes.

E eu tenho uma dica para quem consegue entender inglês: se puder, ouça o audiolivro, é incrível! Tem um elenco grande e nas partes do podcast realmente é feito como se fosse um, com trilha sonora e tudo. Infelizmente ainda não tem o audiolivro em português.

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Sadie
Autora: Courtney Summers
Tradução: Regiane Winarski
Edição: 1ª
Editora: Plataforma 21
Ano: 2019
Páginas: 392
ISBN: 9788592783983
Sinopse: Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos.

A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista. O que aconteceu com ela?

A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora. Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.