Tudo que Antônia queria era curtir as férias estreando seu lindo biquíni nas cachoeiras próximas a casa de sua avó, em Minas Gerais. Mas por causa de meio ponto seria obrigada a fazer um trabalho de recuperação em literatura, e o pior, em dupla. Assim se inicia Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle.
Voltando a falar com Helena
Antônia e Helena eram amigas de infância, estavam sempre juntas dentro e fora da escola. Até que um dia, por um motivo desconhecido, pararam de se falar. Mas agora, meses depois, são obrigadas fazerem juntas um trabalho de literatura durante as férias.
A história é narrada por ambas as amigas, em capítulos alternados. Portanto, acompanhamos os pontos de vista de cada uma delas. Vemos cada uma vai pensar e agira diante da situação inesperada de ter que encarar a ex melhor amiga.
Será que elas conseguiram deixar as mágoas de lado para fazerem um bom trabalho? E o que Antônia, Helena, e seus amigos irão fazer para aproveitar as férias numa cidade que não tem muito o que fazer?
Diversidade importa
Antônia é uma garota gorda, ela curte moda e tem um estilo único, sabe fazer combinações de estampas e cores como ninguém. Helena é negra, ama literatura e costuma fazer referências nerds que nem todo mundo entende.
A forma como a autora insere a representatividade na histórias é natural, sem que o preconceito seja todo o conflito de quem não se encaixa no padrão branco, magro, hétero. Mesmo os personagens secundários têm sua importância nesse quesito.
Mas Amizades, Cacatuas e outras coisas fora de controle é bom?
Com certeza! Uma leitura divertida e super rápida de se fazer. Daquelas que combina perfeitamente com uma tarde de sábado comendo pipoca. A autora consegue fazer com que cada uma das narradoras-personagens tenham uma voz única e é impossível não se apegar a elas, mesmo sendo uma leitura mais curta.
Um livro que tem comédia, uma pouco de aventura e que ainda consegue tratar de coisas mais sérias. Uma história sobre a importância da amizade que termina deixando a gente com o coração quentinho e querendo mais.
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: Amizades, cacatuas e outras coisas fora de controle
Autora: Mareska Cruz
Edição: 1ª
Editora: Página 7
Ano: 2019
Páginas: 142
ISBN: B07N4B25M3 Sinopse: Antônia e Helena só queriam calma e tranquilidade durante as férias. Mas era claro que não seria fácil assim. Um trabalho de literatura de última hora definitivamente não fazia parte dos planos de ninguém, ainda mais sendo em dupla! E o pior: teriam que fazer juntas. Logo elas, ex melhores amigas de infância que não se falavam há meses. No meio de muita confusão e mágoas, as duas garotas terão que se autodescobrir em uma jornada complicada, com amigos levemente intrometidos, uma vidente mal-educada e a razão do fim da amizade, que pode ou não ter origem em seus próprios problemas e traumas. Isso, é claro, se conseguirem primeiro sobreviver àquela maldita cacatua.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


