Ye – Guilherme Petreca

Recorte da capa ilustrada da hq. No fundo, em cor vemelha, inumeros objetos em armários e na parede. Em primeiro plano, no centro em preto e branco, um garoto com vestes diferenciadas, em várias camadas de roupa, usando casaco. O garoto fica entre as letras amarelas do titulo YE.
Recorte da capa ilustrada da hq. No fundo, em cor vemelha, inumeros objetos em armários e na parede. Em primeiro plano, no centro em preto e branco, um garoto com vestes diferenciadas, em várias camadas de roupa, usando casaco. O garoto fica entre as letras amarelas do titulo YE.

Muitas obras não devem ficar contidas só em uma mídia. Li a HQ Ye, do autor nacional Guilherme Petreca, e a vontade de vê-la transformada em uma animação é enorme. Uma obra onde o fantástico anda de mãos dadas com a metáfora. É contada uma história simples, que tem como tema principal algo complexo. Os traços e os desenhos carregados de originalidade tem o foco no infantil e falam sobre o medo.

Medo do começo ao fim

Medo é o cenário, é o grande vilão e marca a personalidade e características do protagonista Ye. Entretanto, tudo isso é feito com sutileza e até mesmo de forma lúdica. A HQ tem um jeitão de TV cultura, onde ensinar e emocionar nunca estão separados. É fácil imaginar uma mãe ou um pai lendo essa história para o seu filho e ensinando-o a lidar com o medo. Guilherme Petreca sabe usar a criatividade, ele tira algo do personagem principal para que o desenho substitua as palavras. As expressões, os personagens caricatos e todo ambiente não só encantam como tiram o peso do tema.

Para jovens e para adultos

O contido, tímido e bondoso Ye precisa se livrar de um mau dentro de si. A aventura de autodescoberta e evolução passa por navios piratas, bruxas, vilas e monstros. Tudo enche os olhos de uma criança e pode ser enxergado como metáfora por um adulto. A narrativa, bem conduzida, apesar da sua proposta infantil não tem receio de mostrar personagens tristes e outros alegres. Todos bem construídos, com importância para a história e ajudam o Ye.

Não falar do final seria um pecado. Ele é sensível, simples e de uma sutileza sem igual. Pode ser encarado como poético para um adulto preso em seus medos e é uma lição simples para uma criança; uma lição que pode ajudá-la a não temer o mundo.

Quem é o verdadeiro vilão da sua vida? Quem sempre barra as suas aventuras?

Uso todo o aprendizado da HQ e digo:

Lidar com o medo não é só lidar com o mundo, com as pessoas ou até mesmo com o futuro. Lidar com o medo, primeiramente, é lidar consigo mesmo.

Por fim, não tenha medo de ler essa excelente HQ nacional.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Ye
Autor: Guilherme Petreca
Edição:
Editora: Veneta
Ano: 2016
Páginas: 176
ISBN: 9788563137609
Sinopse: Piratas, bruxas, malandros e monstros: o menino Ye enfrenta os grandes perigos do mundo em sua jornada de autodescoberta. Este novo livro de Guilherme Petreca, uma das principais revelações da nova narrativa fantástica brasileira, é uma história de aventura e magia para adultos e crianças. Este livro encontrará seu público entre fãs de Senhor dos Anéis, Sandman, Harry Potter, História sem Fim, mas também o entre os leitores de Pequeno Príncipe, quadrinhos alternativos e jovens fãs de literatura de fantasia.