Ela e o seu gato – Makoto Shinkai e Tsubasa Yamagushi

1
Recorte da capa do mangá. Desenho de uma parede com parte de uma janela em tons azulados e uma cortina clara. Em primeiro plano o titulo:
Recorte da capa do mangá. Desenho de uma parede com parte de uma janela em tons azulados e uma cortina clara. Em primeiro plano o titulo: "Ela e o seu gato", abaixo o texto: "História: Makoro Shinkai" e "Arte: Tsubasa Yamaguchi"

O mangá Ela e seu gato tem história de Makoto Shinkai e arte de Tsubasa Yamaguchi. A história é contada em volume único, dividido em quatro capítulos, cada um correspondendo a uma das estações do ano.

O início da história ocorre na primavera, quando a garota encontra Chobi abandonado, em um dia de chuva, e o leva para casa. A partir de então, ele recebe o nome e passa a ser o gato dela, convivendo com as inseguranças, tristezas e alegrias de sua dona.

Um ponto de vista peculiar…

A trama é narrada do ponto de vista de Chobi. Por isso, não descobrimos, ao longo do mangá, o nome da garota. É sobre o olhar do felino que conhecemos a personagem e tentamos entender seus dilemas.

O gatinho apresenta sua dona como alguém a quem ele ama muito e a considera quase como uma namorada. Seu carinho por ela fica logo evidente e sob esse olhar amoroso e preocupado, conhecemos a história da garota, que percebemos ser alguém com problemas de relacionamento com a mãe e que está enfrentando dificuldades com a rotina de trabalho e a pressão social por namorar.

Um herói felino

Apesar de Chobi, como gato, não entender exatamente o que incomoda a humana, ele percebe suas tristezas e frustrações. Por isso, se solidariza e tenta consolá-la ao longo da história.

O bichano é uma fonte de afeto e aconchego que ajuda a menina a passar por suas dificuldades. Como não pode falar, o animal tenta demonstrar seu sentimento por meio das ações. Assim, ele funciona como um guardião de sua dona.

Uma partezinha da vida real

Ela e o seu gato é classificado como Slice of life, então ele demonstra um recorte da realidade, focando no cotidiano. Por isso, a história não apresenta nenhuma grande reviravolta, nem acontecimentos super marcantes. Ainda assim, acompanhamos momentos decisivos dos personagens e podemos nos identificar com as situações vividas pela dona de Chobi.

O ano vivenciado pela personagem tem muitas dificuldades e Chobi é uma espécie de “salvação”, algo que dá o apoio necessário a sua humana para que ela continue em frente. É justamente por isso que a história é cativante: podemos facilmente nos enxergar na personagem humana, cheia de dificuldades na vida. E também podemos identificar em Chobi os nossos próprios bichos de estimação ou outras válvulas de escape.

O traçado delicado de Ela e o seu gato

A parte estética do mangá é muito delicada, os desenhos carregam suavidade e detalhes que tornam a experiência de leitura ainda mais bacana. Aliás, muito do que está ocorrendo com a dona de Chobi só pode ser compreendido por nós, leitores, quando observamos os detalhes da ilustração.

Dessa forma, o texto e a imagem do quadrinho se completam, sem redundâncias e trabalhando em conjunto para a construção da trama.

Miados finais…

Ela e o seu gato é um mangá agridoce, que apresenta o cotidiano sob um ponto de vista diferente. A história conduz seu leitor para o interior de uma vida comum e dos motivos que pode haver para torná-la significativa. Muitas vezes, é nos pequenos detalhes que encontramos alegria.

Com belas ilustrações que conversam muito bem com o texto, o mangá é rápido de ler e deixa uma sensação de identificação ao seu final. Pode ser que a leitura seja mais significativa para quem tem gatos em casa (e outros animais de estimação também), pois é mais fácil de estabelecer empatia com a história.

Em todo o caso, para quem busca uma leitura gostosa e rápida, em um livro de volume único, esse pode ser um excelente título!

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

FICHA TÉCNICA

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Ela e o seu gato
Autor: Makoto Shinkai e Tsubasa Yamagachi
Edição:
Tradução:Karen Kazumi Hayashida
Editora: Essência
Ano: 2019
Páginas: 200
ISBN: 8583622345
Resumo: “Era um dia de chuva, no começo da primavera. Eu fui acolhido por ela.”

Um gato e uma garota que mora sozinha se conhecem na primavera… ao viver sozinha, ela aprende a alegria e a solidão de ser independente, enquanto o gato, que recebeu o nome de Chobi, descobre a existência do mundo através dessa garota. O tempo desses dois passa lentamente, mas a severidade do mundo acaba por alcançá-la…