O Incêndio de Tróia – Marion Zimmer Bradley

0

O livro o Incêndio de Tróia traz uma nova perspectiva da mitológica queda dessa Cidade-Estado. Desta vez pelo olhar de Kassandra, princesa e sacerdotisa de Tróia. É um contraponto à Ilíada e até recomendo como primeira leitura para depois adentrar nesta.

Uma outra Tróia

Aqui o protagonismo de Kassandra leva o leitor a explorar as relações políticas e culturais dos povos que compartilham o mar Egeu recriadas pela Marion Zimmer Bradley (autora de As Brumas de Avalon) e os conflitos entre os novos e velhos deuses. A sacerdotisa de Troia é um fio condutor pelos acontecimentos e atua em momentos chaves no trajeto de tentar salvar sua cidade. Mas a jornada da protagonista não se reduz à Tróia, mesmo que ela carregue seu legado, sua caminhada toma rumos não lineares.

A visão de Kassandra e o dom dos deuses

AVISO DE SPOILERS

A construção identitária da protagonista passa pelo advento da mulher enlouquecida pela premonição. Posição contra o qual luta e pela qual é sempre tentada a se submeter. Primeiro ao controle do pai, depois à sujeição sacerdotal, à tirania de seu captor e, por fim, quebra esse ciclo para garantir seu próprio bem estar. A partir daí, o dom se sobressalta como ferramenta para sua sobrevivência quando já não é mais valorizado como instrumento para prevenir os males que ameaçam o bem comum.

Nem dos deuses nem dos homens

Os conflitos advindos da visão moldam as relações de poder entre o feminino e o masculino, entre matriarcado e patriarcado entre deusas e deuses e tem como local de combate a cidade de Tróia e, principalmente, a mente e o espírito de Cassandra e é estagiante como a sacerdotisa se liberta das várias opressões.

Um último toque desse reconto são os personagens revisitados pela Bradley. O agir, pensar e interagir de personagens clássicos como Helena, Príamo, Menelau, Ajax e outros tantos passam pela tipografia singular da autora e deixam impressões que enriquecem os seus esteriótipos.

Bem, essa foi uma pequena amostra do que esse livro épico tem a oferecer.

Boa leitura!

Gostou da resenha? Temos mais sobre isso aqui no Leitor Cabuloso:

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome: O Incêndio de Tróia
Autor: Marion Zimmer Bradley
Edição: 2ª
Editora: IMAGO
Ano: 2010
Páginas:  520
ISBN-13: 9788531210587
ISBN-10: 8531210585
Sinopse: A Narração deste livro está no ponto de vista de Kassandra, bela e atormentada princesa de Troia. Na brilhante recriação que autora faz da famosa lenda, a queda de Troia acontece de uma forma nova e ousada, desde a provação de Páris, o rapto de Helena (neste livro, não a cruel adúltera da lenda, mas uma mulher afetuosa, dedicada a Páris e aos filhos) e a convocação dos exércitos gregos por Agamenon, o enfurecido cunhado de Helena, à tragédia final da destruição da cidade, condenada pelos deuses – e pelo orgulho voluntarioso de seus líderes.